Diferente do que algumas pessoas pensam, não existe de forma regular um horário de funcionamento de uma lotérica, o empresário lotérico seguindo o horário comercial local decide que hora vai abrir e fechar sua lotérica. O que muda são as lotéricas dos shoppings que tem o horário um pouco mais prolongado. Contudo a maior parte segue conforme as exigências da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de cada cidade.
Entretanto, devido aos diversos serviços oferecidos pela Lotérica, muitos se perguntam, qual seria o horário de funcionamento ideal para uma lotérica?
O limite de fechamento é sempre às 21 horas (quando se encerra o sistema da caixa). Mas conforme a regulamentação permitida da sua cidade, talvez não seja possível que você estenda o seu horário de funcionamento até a hora limite. Neste caso vale a pena consultar a CDL antes de decidir e se programar para esse funcionamento. Mas a maioria fecha às 18hs.
Horário de funcionamento especial
O horário de funcionamento da sua lotérica, além do horário normal pode possuir, horários diferenciados como em eventos especiais. Campanhas temporárias como no fim de ano, que o comercio vai até mais tarde. Você pode, por exemplo, aproveitar e intensificar as vendas da Mega da virada e outros. Ou até mesmo em algum dia especifico que decida mudar o horário para atingir também outros públicos. Podendo aumentar o seu horário normal ou alterar o mesmo conforme o permitido pela CDL.
Você pode criar um calendário para que o funcionamento da sua lotérica permaneça em vigor e seus clientes estejam informados desses horários. Se em algum evento especial, a sua lotérica tenha o horário de funcionamento normal ou diferenciado. Ainda assim os clientes devem ser informados.
Além disso, com o fechamento baseado em horário comercial, a forma ideal de aproveitar as vendas, os serviços oferecidos e também fidelizar clientes, é antecipar a abertura da lotérica ou atrasar o fechamento da mesma. Se você costuma abrir a lotérica às 8hs, por que não abrir as 7 ou 7:30? Aproveitar as vantagens de receber aqueles clientes que querem passar na Lotérica antes de ir para o trabalho. Ou se você fecha as 18:00, por que não fechar as 18:30? Para permitir que aquele cliente que tá saindo do trabalho possa ir ate a lotérica e usar os serviços prestados.
Porém…
Por outro lado, mudar o horário de funcionamento da lotérica pode não ser tão positivo. Baseado na sua demanda de atendimento, precisa ser analisado antes. Se o gasto para manter esse horário a mais na lotérica, será maior ou menor do que o valor que pode ser faturado neste período. Às vezes, o custo para isso é tão grande, que expandir o funcionamento da lotérica passa não ser tão interessante. E a única forma de saber, é fazendo um período de teste. Acompanhar os números e aí sim fixar o atendimento ideal para a sua região. E até mesmo divulgar um calendário se proporcionar a isso.
Similarmente, alguns lotéricos tem a ideia de que, se aumentar os horários de funcionamento, mais serviços serão prestados, mais vendas serão realizadas e o seu lucro aumentará. Isso também pode acontecer sem necessariamente ter que aumentar o expediente. Você pode também apostar dentro do horário de atendimento normal. Numa organização eficaz que provoque nos seus colaboradores a motivação de estarem comprometidos e
apresentarem resultados cada vez maiores.
Desse modo, operadores bem treinados proporcionam um atendimento mais rápido e de mais qualidade. E estando com as ferramentas certas, podem atingir resultados grandiosos em pouco tempo. Atribua metas dentro do horário estipulado, torne sua equipe competitiva diariamente.
3 Pontos antes de decidir…
- Segurança acima de tudo… Só altere o horário, se sua lotérica se mantiver em segurança (principalmente deve ser observado em manter aberta após horário comercial da região)
- Atender as recomendações da Caixa… Principalmente sobre as políticas de atendimento
- Considerar períodos específicos como é a questão do período da Pandemia/2020.
Antes disso, vale se certificar e validar que seus colaboradores estão dando conta da demanda de atendimento oferecido pela sua lotérica.
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL