Caixa Preferencial: observações importantes! | Blog DouraSoft

Caixa Preferencial: observações importantes!

caixa preferencial

É comum ver em lotéricas, dinâmicas de filas onde idosos, pessoas com bebê de colo e gestantes ficam separados das outras filas. Isso é o que chamamos de atendimento preferencial. Embora muitos não saibam, ele é muito importante. Além disso, esse modo de atendimento é recomendado legalmente. A lei assegura que o atendimento deve acontecer em todos os estabelecimentos que trabalham com o público. 

A importância do Caixa preferencial

Uma coisa que assusta e desanima qualquer cliente de lotérica é um fila quilométrica. Alguns se planejam para ir à lotérica em dias que sabem que terá pouco movimento. Entretanto, nem todo mundo se planeja assim e acaba tendo que lidar com uma grande fila e aceitar que passará um bom tempo esperando para ser atendido. Isso é comum na vida do brasileiro. 

Apesar disso ser normal, nem todos têm as mesmas condições físicas para suportar um longo período em uma fila. Uma pessoa avançada em idade ficará muito mais cansada que alguém mais jovem. Pessoas que estão com bebês de colo requerem um esforço muito grande, gerando cansaço, por estar segurando um bebê em seus braços por tanto tempo. Mulheres grávidas também seguem a mesma lógica. Perante isso, o atendimento preferencial, de maneira muito empática, se mostra como uma forma de ajudar essas pessoas.

Diferenças entre atendimento preferencial e atendimento exclusivo

A maioria das pessoas que usam os serviços lotéricos já deve ter se deparado com uma placa que dizia “atendimento exclusivo”. A maioria dessas pessoas também deve ter pensado que esse tipo de atendimento é o mesmo do atendimento preferencial. Entretanto, não são o mesmo tipo de atendimento.   

O nome dessas modalidades pode ajudar bastante a diferenciar as suas finalidades. “Exclusivo” deriva da palavra “excluir”. Esse atendimento será oferecido então apenas para um grupo seleto de pessoas. Diferente do preferencial, que dá preferência à algumas pessoas, mas na ausência delas, atende às outras pessoas da fila. 

Nada impede que o operador de caixa que fornece atendimento exclusivo atenda outras pessoas na ausência de seu público específico. Entretanto, ele deve ficar atento para que não seja formada uma fila, pois o atendimento dele é , em primeiro lugar, exclusivo para algumas pessoas.

A importância de oferecer um bom treinamento para os funcionários compreenderem o Caixa preferencial

Como foi mostrado acima, essa dinâmica é muito útil para os seus clientes que frequentam a sua casa lotérica. Treinar seus funcionários para aplicá-la bem é fundamental. Nem todos os clientes estão cientes da importância e das diferenças entre o atendimento preferencial e o exclusivo. Os que trabalham no caixa serão a linha de frente, recebendo as indignações advindas de seus clientes. 

Pensando nisso, é de grande utilidade preparar seus trabalhadores para que, quando eles estiverem diante de uma situação dessas, não venham a se escandalizar ou sofrer fortes danos emocionais. Prepare-os para terem postura e conte a eles como a lei está do lado deles nesse processo. Embora nem todos saibam, a lei nº 10.048, de novembro de 2000, assegura atendimento prioritário a um grupo específico de pessoas. 

Como fazer uso do Caixa preferencial

Agora que já foi apontado a importância e a utilidade desses atendimentos, vamos pensar em como aplicar na sua lotérica? Segue abaixo algumas dicas.

1) Estabelecimentos com apenas um caixa

Quando a situação de sua lotérica é de apenas um caixa para fornecer os atendimentos, podem ser feitas duas filas que contenham as pessoas fora dos padrões de atendimentos prioritários e pessoas dentre desses padrões. Assim, você poderá atender as filas de forma alternada, não prejudicando nenhum cliente. 

2) Estabelecimento com dois caixas

Em uma lotérica com dois caixas disponíveis, é recomendado que um desses seja destinado aos atendimentos prioritários e o outro seja destinado aos atendimentos não prioritários.

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a garantir um maior fluxo de caixa em sua lotérica. 

Deixe uma resposta