fbpx

Horário de funcionamento da Lotérica

Horário de funcionamentoDiferente do que algumas pessoas pensam, não existe de forma regular um horário de funcionamento de uma lotérica, o empresário lotérico seguindo o horário comercial local decide que hora vai abrir e fechar sua lotérica. O que muda são as lotéricas dos shoppings que tem o  horário um pouco mais prolongado. Contudo a maior parte segue conforme as exigências da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de cada cidade.

Entretanto, devido aos diversos serviços oferecidos  pela Lotérica, muitos se perguntam, qual seria o horário de funcionamento ideal para uma lotérica?

O limite de fechamento é sempre às 21 horas (quando se encerra o sistema da caixa). Mas conforme a regulamentação permitida da sua cidade, talvez não seja possível que você estenda o seu horário de funcionamento até a hora limite. Neste caso vale a pena consultar a CDL antes de decidir e se programar para esse funcionamento.  Mas a maioria fecha às 18hs.

 

Horário de funcionamento especial

Horário de funcionamentoO horário de funcionamento da sua lotérica, além do horário normal pode possuir, horários diferenciados como em eventos especiais. Campanhas temporárias como no fim de ano, que o comercio vai até mais tarde. Você pode, por exemplo, aproveitar e intensificar as vendas da Mega da virada e outros. Ou até mesmo em algum dia especifico que decida mudar o horário para atingir também outros públicos. Podendo aumentar o seu horário normal ou alterar o mesmo conforme o permitido pela CDL.

Você pode criar um calendário para que o funcionamento da sua lotérica permaneça em vigor e seus clientes estejam informados desses horários. Se em algum evento especial, a sua lotérica tenha o horário de funcionamento normal ou diferenciado. Ainda assim os clientes devem ser informados.

Além disso, com o fechamento baseado em horário comercial, a forma ideal de aproveitar as vendas, os serviços oferecidos  e também fidelizar clientes, é antecipar a abertura da lotérica ou atrasar o fechamento da mesma. Se você costuma abrir a lotérica às 8hs, por que não abrir  as 7 ou 7:30? Aproveitar as vantagens de receber aqueles clientes que querem passar na Lotérica antes de ir para o trabalho. Ou se você fecha as 18:00, por que não fechar as 18:30? Para permitir que aquele cliente que tá saindo do trabalho possa ir ate a lotérica e usar os serviços prestados.

 

Porém…

Horário de funcionamentoPor outro lado, mudar o horário de funcionamento da lotérica pode não ser tão positivo. Baseado na sua demanda de atendimento, precisa ser analisado antes. Se o gasto para manter esse horário a mais na lotérica, será maior ou menor do que o valor que pode ser faturado neste período. Às vezes, o custo para isso é tão grande, que expandir o funcionamento da lotérica passa não ser tão interessante. E a única forma de saber, é fazendo um período de teste. Acompanhar os números e aí sim fixar o atendimento ideal para a sua região. E até mesmo divulgar um calendário se proporcionar a isso.

Similarmente, alguns lotéricos tem a ideia de que, se aumentar os horários de funcionamento, mais serviços serão prestados, mais vendas serão realizadas e o seu lucro aumentará. Isso também pode acontecer  sem necessariamente ter que aumentar o expediente. Você pode também apostar dentro do horário de atendimento normal. Numa organização eficaz que provoque nos seus colaboradores a motivação de estarem comprometidos e
apresentarem resultados cada vez maiores.

Desse modo, operadores bem treinados proporcionam um atendimento mais rápido e de mais qualidade. E estando com as ferramentas certas, podem atingir resultados grandiosos em pouco tempo. Atribua metas dentro do horário estipulado, torne sua equipe competitiva diariamente.

3 Pontos antes de decidir…

  • Segurança acima de tudo… Só altere o horário, se sua lotérica se mantiver em segurança (principalmente deve ser observado em manter aberta após horário comercial da região)
  • Atender as recomendações da Caixa… Principalmente sobre as políticas de atendimento
  • Considerar períodos específicos como é a questão do período da Pandemia/2020.

Antes disso, vale se certificar e validar que seus colaboradores estão dando conta da demanda de atendimento oferecido pela sua lotérica.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta