A fidelização dos clientes em uma lotérica é um esforço contínuo e sem fim, pois exige crescente atenção a diversos detalhes espalhados por todo o processo de interação com as pessoas que frequentam a empresa e que compram dela. O que gera essa interação é o marketing da lotérica, pois através dele o público conhece os serviços prestados pela sua empresa.
Porém, este não é um desafio exclusivo somente para lotéricas e lotéricos espalhados pelo país, mas sim um desafio para toda e qualquer empresa, de qualquer parte do planeta.
Estudiosos do marketing continuam a fazer pesquisas a respeito e têm encontrado preciosas pistas sobre o que realmente importa para se ter um cliente fiel.
Pensando nisso, vamos rever alguns pontos essenciais a esta jornada…
Marketing da lotérica: Foque no atendimento
O atendimento costuma ser considerado como o catalisador da fidelização de clientes, já que um bom atendimento pode reverter uma situação que tinha tudo para terminar em desastre, do mesmo modo que pode transformar em um desastre uma situação simples que tinha tudo para terminar bem.
Se tivesse que focar em apenas um aspecto estratégico da sua lotérica para conseguir aumentar a quantidade de clientes fiéis a nossa recomendação seria uníssona: atendimento!
Marketing da lotérica: Surpreenda positivamente o seu cliente
Ao contrário do que muita gente acredita, um cliente médio de uma lotérica não espera muita coisa. Tudo o que a maioria quer é um atendimento eficiente, prestado por um funcionário que demonstre proatividade, gentileza e desejo genuíno em lhe ajudar.
Partindo dessa expectativa padrão, qualquer pequeno detalhe adicional pode provocar uma reação de surpresa muito positiva na mente do cliente. Esse é o caso, por exemplo, de uma lotérica que resolveu distribuir alguns brindes e mimos para alguns clientes mais assíduos. A reação de surpresa foi imediata e temos a certeza de que aquele momento especial ficou registrado na cabeça de muitos clientes.
Marketing da lotérica: Busque garantir a sua total satisfação
Toda vez que um cliente termina de ser atendido, temos uma oportunidade ímpar de conversar com ele e de pedir para que ele avalie o serviço que lhe foi prestado.
Se a resposta for negativa, temos uma segunda oportunidade: a de se desculpar e de aprender com ele, pedindo-lhe sugestões de melhorias.
É claro que nem todas as sugestões serão imediatamente implementadas, mas com o tempo você irá descobrir que o segredo está em pequenos detalhes e ajustes que proporcionam uma grande diferença no final.
Conheça os seus pontos fortes e fracos
Nenhum ser humano é bom em tudo. Nenhuma empresa é excelente em todos os aspectos. Todos nós temos pontos fortes e fracos e é exatamente assim que funciona também com as lotéricas.
Se esta é uma verdade, talvez seja a hora de descobrir os pontos fortes e fracos do seu negócio e trabalhar para, de um lado, colocar os pontos fortes para jogar a favor da fidelização e, de outro, reduzir ao máximo os efeitos dos pontos fracos na relação com os nossos clientes.
Conheça os seus clientes e faça o registro de todo esse conhecimento acumulado com o tempo
Imagina uma lotérica que seja gerenciada por uma pessoa que acumulou décadas de experiência trabalhando naquele lugar e que, portanto, conhece cada um dos melhores clientes da empresa em detalhes, chamando-os pelo nome. Só que esta pessoa vai se aposentar…
Repare que toda a experiência acumulada através dos anos está prestes a se perder. A lotérica corre um grande risco de simplesmente perder este grande ativo de conhecimento.
Para evitar que isso ocorra, é preciso ter um cadastro de clientes que permita registrar os detalhes mais importantes e as preferências de cada cliente. Isso irá garantir que até um funcionário recém-chegado possa consultar este banco de informações e se preparar para fazer um atendimento especial para um cliente igualmente especial.
E então? O que acha? Preparado para potencializar o Marketing da lotérica e trabalhar pela fidelização dos seus clientes? Descubra como podemos ajudar ligando agora mesmo para (67) 2108-7007 ou enviando-nos um e-mail para comercial@dourasoft.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422