Planejamento estratégico para sindicatos - DouraSoft do Brasil

Planejamento estratégico para sindicatos

planejamento estratégico

Os sindicatos são entidades sem fins lucrativos, que têm como objetivo apoiar e defender a categoria que representam. No entanto, são evidentes os exemplos apresentados, demonstrando que um sindicato pode aproveitar as estratégias empregadas pelas empresas, como, por exemplo, o planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode ser empregada para melhorar as atividades do sindicato junto aos seus associados, oferecendo a eles uma visão, uma missão e valores que efetivamente os representem, sendo pontos que elevam a visão do associado e o torna mais confiante na representatividade do sindicato de sua categoria profissional.

No planejamento estratégico para o sindicato deve ser analisada sua situação no momento atual e a situação imaginada para o futuro, onde o sindicato pretende chegar. A partir dessas duas visões, a instituição passa a ter um direcionamento, podendo criar estratégias para atingir seus objetivos.

 

Razões para fazer o planejamento estratégico do sindicato

Qualquer tipo de organização, seja uma empresa ou uma entidade sem fins lucrativos, pode oferecer melhorias para seus integrantes. No sindicato pode ocorrer a mesma coisa, elaborando um planejamento estratégico que deve aprimorar suas atividades, sem trazer prejuízos para a defesa dos interesses dos trabalhadores.

O planejamento estratégico é uma ferramenta que vai possibilitar ampliar o atendimento das demandas da categoria, fazendo com que todos possam crescer profissionalmente.

Para montar um planejamento estratégico para o sindicato é necessário seguir algumas etapas básicas, tendo, entre elas:

 

  • Saber como implantar o planejamento estratégico

 

Através de reuniões entre os líderes sindicais e os principais representantes da categoria, com uma comissão representando os associados, é possível entender e refletir sobre a situação atual da entidade e entender o que ele deve fazer no futuro.

 

 

  • Definir a missão, a visão e os valores do sindicato

 

A missão, a visão e os valores do sindicato não devem ser apenas palavras e frases, mas sim ideias que irão definir sua atuação no futuro.

A missão tem como objetivo mostrar a finalidade do sindicato, ou seja, a razão de sua existência, que deve ser o ponto de partida para todo o planejamento estratégico e para todas as ações que irá tomar.

Como visão, os gestores do sindicato devem estabelecer um cenário futuro para a entidade e onde é preciso chegar para melhor atender os associados.

Os valores devem demonstrar como os líderes e gestores devem se comportar e quais são os princípios morais que devem reger a entidade.

 

 

  • Análise FOFA para o sindicato

 

A análise FOFA é uma das ferramentas do planejamento estratégico que possibilita conhecer exatamente o comportamento da entidade no momento presente. A análise compreende reconhecimento das forças e fraquezas, ou seja, dos pontos positivos e negativos, e das oportunidades e ameaças que o sindicato pode ter para seu crescimento ou das quais deve se defender.

As forças e oportunidades se referem ao ambiente interno do sindicato, enquanto que as fraquezas e ameaças são consequências da sociedade, do governo e do mercado de trabalho.

 

 

  • Objetivos e metas para o sindicato

 

Tendo a situação do sindicato definida, os administradores e gestores podem, agora, traçar os objetivos e metas para o sindicato dentro do seu planejamento estratégico, buscando o seu fortalecimento e crescimento.

Essa, sem dúvida, é a etapa mais complicada, já que envolve a discussão de ações que podem ajudar a entidade a chegar ao que pretende. Portanto, é preciso definir metas e objetivos de forma gradual, em longo prazo, criando metas para que sejam atingidas dentro de períodos determinados e usando indicadores que possibilitem mostrar o andamento dos serviços, definindo também possíveis alterações nas estratégias.

Tendo um planejamento estratégico bem elaborado, o sindicato pode se organizar em torno de uma mesma meta, permitindo que as melhorias sejam mais rápidas e efetivas.

Os comentários estão encerrados.