Quem vende mais na sua lotérica?

Você já parou para analisar quem vende mais na sua lotérica? Quem é o seu melhor funcionário? Quem é o colaborador mais eficiente na hora de atender o cliente? Estas perguntas são questões simples, que fazem parte da rotina de gestão de uma casa lotérica e que muitos empresários e gerentes buscam respostas na sua intuição, na sua experiência, ou mesmo, na observação do dia a dia.

É verdade que é possível dizer quem é a pessoa mais eficiente com quem você trabalha, simplesmente observando-a em atividade ao longo de um dia. Porém, embora ela tenha sido a mais eficiente hoje, enquanto você observava, o que garante que ela o será novamente amanhã, quando você não mais terá tempo de ficar ali fazendo este monitoramento?

Habilidades Específicas dos Funcionários

Outro questionamento que merece destaque e que a prática tem confirmado é o fato de que existem funcionários que são mais eficientes quando processam um determinado tipo de produto ou serviço da lotérica. Alguns são mais rápidos no recebimento e na autenticação de contas, por exemplo, enquanto outros são melhores no processamento de bilhetes de loteria.

O Impacto de Saber Quem Vende Mais

Talvez você esteja se perguntando: mas por que devo fazer esta distinção? Tão importante quanto saber quem vende mais, é saber o que cada funcionário vende mais e ter uma noção exata das melhores habilidades de cada um. Esta relevância se justifica à medida em que todo o desempenho da lotérica pode ser multiplicado se você souber organizar a sua equipe de atendimento conforme as características individuais de cada um e conforme a demanda do dia a dia.

Identificar quem vende mais e o que cada um vende mais é crucial. Isso ajuda a destacar e melhorar o desempenho dos colaboradores menos eficientes.

Além disso

Com essas informações em mãos, é possível implementar treinamentos e premiações. Isso promove competitividade interna, impulsionando a produtividade.

Adicionalmente, recompensas motivam os colaboradores, criando uma cultura de excelência. Assim, a lotérica prospera, mantendo-se eficiente e bem-sucedida.

Mas como saber quem vende mais?

Agora que já conhecemos melhor as razões e os benefícios de um monitoramento adequado da eficiência de cada funcionário, uma pergunta salta aos olhos: Como fazer este monitoramento?

O gráfico a seguir indica a produtividade de cada um dos seis funcionários de uma lotérica, indicando a quantidade de vendas que cada um realizou, em períodos específicos de tempo.

Quem vende mais na sua lotérica

Observe que, com uma simples visualização, já é possível identificar que o funcionário Pinheiro foi o mais eficiente ao longo dos períodos analisados, seguido do funcionário Elton. Também podemos observar que a Keyla e Giovana tiveram um desempenho muito abaixo da média dos demais.

Com estas informações em mãos, é possível dar um feedback para todos os colaboradores, pautando-se não mais na intuição ou observação, mas no número de atendimentos realizados efetivamente ao longo dos dias, semanas ou meses.

Por fim

Este é um dos muitos gráficos presentes no Sistema AGIL, ferramenta de gestão de lotéricas desenvolvida pela DouraSoft. Os gráficos facilitam a análise, enquanto o AGIL permite a automatização dos registros e das atividades de rotina da lotérica. É mais informação a seu dispor, a serviço do aumento da performance da sua lotérica.

Leia também:

Como controlar a diferença de caixa na sua lotérica? (Descubra como controlar efetivamente suas diferenças de caixa.)
O que vende mais na sua lotérica? (Identifique o que vende mais na lotérica: loteria, produto ou serviço?)

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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