8 dicas para criar um sistema de segurança eficiente para sua lotérica

sistema de segurança para lotérica

Casas lotéricas são umas das empresas que mais movimentam dinheiro diariamente no Brasil. Justamente por isso que sistemas de segurança são cruciais, de forma a minimizar/evitar assaltos e furtos.

Um bom sistema de segurança e monitoramento é o que falta para garantir a segurança dos funcionários, dos clientes e do seu patrimônio. Porém, a construção dele vai além de comprar câmeras para o espaço interno da empresa.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e confira algumas dicas para criar medidas de segurança na lotérica!

8 dicas para criar um sistema de segurança eficiente na lotérica

“Fazer da lotérica um espaço mais seguro deve ser um dos seus principais objetivos como empresário.”

Segurança empresarial se trata do conjunto de métodos de segurança elaborados para a proteção de ativos tangíveis e intangíveis na empresa. Esses métodos existem contra ações intencionais ou acidentais, evitando assim a descontinuidade dos negócios.

Sendo assim, é algo crucial para as casas lotéricas, que lidam com um grande volume de dinheiro em suas transações diárias. Veja agora como criar um sistema de segurança e monitoramento confiável!

Realize a sangria de caixa regularmente

Uma das primeiras medidas a serem realizadas no interior do estabelecimento é a sangria de caixa. Ela ocorre quando é feita a retirada de um valor da caixa que não havia sido programada, de forma a evitar altos valores no caixa, que podem gerar roubos.

Dessa forma, você deve estabelecer um limite de dinheiro e, quando esse limite for atingido, solicitar o transporte do excedente para um lugar seguro.

Coloque blindagem

Os vidros blindados são, ao mesmo tempo, um item de proteção e de prevenção. De proteção, pois impedem que tiros contra o vidro atinjam os operadores de caixa. De prevenção, pois os ladrões são menos estimulados a tentar o assalto.

Melhore a iluminação do ambiente interno da lotérica

Para a segurança empresarial, é interessante proporcionar uma boa iluminação interna. Por isso é importante ter boa disponibilidade de lâmpadas no espaço e também paredes brancas, que refletem a luz.

Além disso, é interessante colocar espelhos nas casas lotéricas, pois também refletem a luz. Dessa forma, podem cobrir os pontos cegos das câmeras de segurança.

Instale câmeras de segurança na lotérica dentro e fora

É importante que instale câmeras de segurança em lugares estratégicos da lotérica, como perto dos operadores de caixa e na entrada/saída. Dessa forma, fica mais fácil de encontrar uma pessoa agindo estranho entre os clientes.

Se possível, instale um sistema de segurança e monitoramento que também grave áudios. As gravações devem ser mantidas num lugar de difícil acesso e acessadas em caso de emergência.

Lembre-se: em alguns casos ter cameras no telhado, ou parte superior mesmo que sejam em shoppings pode ajudar na segurança.

Instale um sistema de alarme

Um sistema de alarme é muito útil em caso de assalto, pois aciona rapidamente os agentes de segurança. É preferencial que instale um sistema de alarme com apoio móvel ou que alcance uma base da Polícia Militar para uma ação rápida.

Além disso, o sistema não deve ficar visível, assim como as câmeras de segurança, de forma que não haja o risco de ser desativado. Por fim, você deve ter vigias que acompanhem o alarme, pois certos assaltantes disparam ele para ver o funcionamento.

Lembre-se: sensores sísmicos ajudam e muito sobre quebras de paredes, o que infelizmente ainda acontece em lotéricas.

Não coloque os guichês próximos da entrada

Guichês próximos da entrada facilitam os assaltos e furtos, pois isso diminui o tempo de reação dos operadores de caixa. O ideal é que fiquem recuados, de forma que o operador tenha boa visibilidade da caixa lotérica.

Além disso, é importante que não haja muitos postêrs e bilhetes no vidro, pois isso pode criar pontos cegos aproveitáveis pelo criminoso.

Coloque avisos de “você está sendo filmado”

Outra forma de evitar furtos em lojas é colocar avisos, como: “Você está fotografando” na loja.Isso é útil para desencorajar os criminosos, principalmente aqueles sem experiência.

Adote um software de gestão

A falta de segurança também pode partir de dentro da lotérica, sendo proporcionada por funcionários mal intencionados. Esses indivíduos costumam utilizar do acesso fácil ao sistema lotérico para realizar roubos e furtos menos perceptíveis ao gestor.

Agora, com um software de gestão instalado, é possível realizar o controle de acesso dos usuários. Além disso, se algum dinheiro for movimentado de maneira estranha, isso é rapidamente notado no sistema.

Conclusão

Um sistema de segurança na lotérica é uma das principais formas para evitar roubos e assaltos. Ele oferece proteção não só para os operadores de caixa, como também para os clientes que transitam por ali.

Dessa forma, o sistema de segurança acaba sendo não apenas um meio de proteção, mas também publicidade positiva. Se o cliente se sente seguro, ele retorna mais vezes e fala bem do seu negócio!

 

 

Lembre-se, para que você possa inovar conhecer a realidade do seu negócio é fundamental.

Conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos

Preencha o formulário abaixo