Venda recorrente: o que é e os principais benefícios para empresas

venda recorrente

A venda recorrente é uma das melhores opções para garantir a fidelização dos clientes em sua empresa. Você pode até ter ótimas vendas e resultados, mas nada é melhor do que prever o faturamento e investir em estratégias para aumentá-lo cada vez mais.

Mas será que a sua empresa está preparada para investir nesse modelo? Não se preocupe!

Nós separamos as melhores dicas e tudo o que você precisa saber para começar a fazer vendas recorrentes na sua empresa. Vamos lá?

O que é a venda recorrente?

Enquanto em uma venda tradicional produtos ou serviços são adquiridos e pagos apenas uma vez, em uma venda recorrente o cliente faz uma assinatura, onde ele recebe e paga pelos produtos ou serviços periodicamente.

Atualmente, muitos negócios de diversos ramos utilizam esse modelo de venda por causa de suas vantagens para o setor financeiro e outras áreas importantes, além de satisfazer os consumidores.

Os pagamentos podem ser realizados em períodos mensais, semestrais e até mesmo anuais. Além disso, eles também podem ser cobrados em cartões de crédito, débito em conta ou mesmo boletos bancários.

Venda recorrente x Venda Parcelada

Quando falamos sobre venda recorrente, é essencial entender que ela não é igual a venda parcelada. No parcelamento, o serviço ou produto contratado é vendido por apenas uma vez e o cliente pode escolher se deseja ou não dividir.

Já na venda recorrente, o pagamento e a entrega do produto é feita periodicamente. Por exemplo, se uma pessoa assina um aplicativo de música por seis meses, ela terá acesso a ele por apenas os meses em que estiver ainda pagando.

Características da venda recorrente

O modelo de venda recorrente é uma maneira de cobrança feita pelas definições de um contrato, formal ou não, estabelecido entre a empresa e o consumidor.

Neste contrato, devem constar as seguintes características:

  • Informações e regras para o cancelamento
  • Renovação automática
  • Cancelamento por atraso
  • Período da assinatura

Para que as cobranças sejam automatizadas, uma plataforma de gestão de cobranças se faz necessária.

Benefícios da venda recorrente

Não é por nada que muitas empresas utilizam a venda recorrente no seu dia a dia. Com esse modelo na empresa, é possível prever os lucros, gerenciar o financeiro e outras funcionalidades. Enquanto os clientes se beneficiam de praticidade, conveniência e, normalmente, preços menores.

Conheça mais algumas vantagens da venda recorrente:

  • Previsão de lucros e receitas
  • Diminuição de atrasos
  • Planejamento e controle financeiro
  • Facilidade
  • Alternativas de planos

Exemplos de negócios que usam a venda recorrente

A princípio, qualquer negócio pode criar um plano de assinatura para fazer vendas recorrentes, isso posto, alguns negócios já tem feito isso com sucesso.

Produtos

  • Clubes de assinaturas
  • Supermercados
  • Empórios
  • Pet Shops
  • Floriculturas
  • Farmácias
  • Empresas de reposição de produtos

Serviços

  • Streaming
  • Serviços SaaS (Software as a Service)
  • Cobranças automáticas
  • Planos de academia
  • Universidades
  • Escolas de idiomas
  • Clínicas
  • Companhias de viagem
  • Seguradoras

Como nós podemos ajudar o seu negócio? 

Por fim, a DouraSoft Assinaturas é uma plataforma quer permite gerenciar todo seu setor financeiro e implementar cobranças recorrentes automáticas através de qualquer meio de pagamento. Além disso, com a plataforma, fica fácil acompanhar clientes inativos ou inadimplentes e realizar comunicações automáticas com a intenção de normalizar suas situações.

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