Saiba como fazer uma avaliação de desempenho assertiva em sua Lotérica

avaliação de desempenho em lotéricas

A avaliação de desempenho se trata de uma ferramenta que analisa os funcionários com base na performance, seja individual ou coletiva. Dessa forma, é um instrumento crucial para a avaliação dos operadores de caixa da lotérica.

Os métodos de avaliação de desempenho existem para avaliar as capacidades dos funcionários da casa lotérica, seja de vendas, atendimento e principalmente o lucro que cada um tras pra empresa. O principal objetivo disso é desenvolver os operadores e também tornar a tomada de decisões na lotérica muito mais assertiva.

Mas como montar uma avaliação de desempenhos nas organizações, principalmente em uma lotérica? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o assunto!

Antes de tudo, o que é uma avaliação de desempenho?

“Tenho mais confiança no desempenho de um homem que espera por uma grande recompensa do que naquele que já recebeu.” (Voltaire)

A avaliação de desempenho se trata de um instrumento da gestão de desempenho que mensura a performance dos operadores de caixa periodicamente. Através dela, você pode descobrir:

  • As competências técnicas dos operadores
  • As capacidades comportamentais dos colaboradores
  • O nível de entrega dos funcionários na lotérica

Com isso, você pode reconhecer os maiores talentos da lotérica, entendendo mais a fundo a capacidade de cada operador. Além disso, você entende o que pode melhorar no desempenho individual.

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho para a casa lotérica?

É possível apontar vários objetivos na avaliação de desempenho, considerando que é uma ferramenta de uso tão amplo. Os principais motivos para a sua utilização são:

  • Identificar os pontos forte e fracos dos operadores de caixa
  • Extrair informações sobre o ambiente de trabalho para tomar melhores decisões
  • Elaborar estratégias para o desenvolvimento profissional dos operadores
  • Aprimorar o desempenho dos funcionários em equipe

Por fim, o maior objetivo da avaliação de desempenho é trazer uma visão mais estratégica para o ambiente da lotérica. Afinal, ela permite que detecte processos que podem ser aperfeiçoados envolvendo os funcionários. 

Como fazer uma avaliação de desempenho na casa lotérica?

Para fazer uma avaliação de desempenho nas organizações, é necessário entender como se encaixa na realidade da sua caixa lotérica. Não é só sobre conhecer métodos de avaliação de desempenho, mas montar o melhor plano para o seu negócio.

De forma a lhe ajudar, confira aqui algumas dicas para montar essa parte tão importante da gestão de desempenho!

1. Estabeleça objetivos claros para a avaliação

Sem um objetivo claro na sua avaliação de desempenho para a organização, é difícil ter um questionário assertivo. Se os questionamentos são muito vagos, os resultados terminam sendo pouco claros.

E como ter um objetivo? Você pode adotar as metas, as questões comportamentais e o desenvolvimento profissional de cada um para elaborar os objetivos mais claros. 

2. Estruture bem o questionário

Tendo os objetivos da avaliação bem definidos, é hora de montar perguntas mais claras, que podem ser abertas ou fechadas. Em geral, elas levam em conta os dois principais elementos do desempenho:

  • Comportamentais
  • Resultados

Ex: Você busca novas maneiras ou abordagens para atender os clientes da lotérica? Você reage positivamente em situações fora do normal na caixa lotérica?

Na maioria das vezes, a maneira mais assertiva é fazer perguntas abertas, pois isso ajuda a extrair o máximo de informação das suas meninas da lotérica.

3. Defina como vai analisar os resultados

Nesse momento, você deve definir se os resultados serão medidos qualitativamente ou quantitativamente. Melhor dizendo, se serão medidos em pontuação ou com atribuição de níveis de qualidade.

Além disso, você deve contar com indicadores de performance. Os indicadores de performance vão lhe mostrar se os resultados da avaliação são bons ou ruins para o seu negócio e os operadores. 

4. Defina o período de realização da avaliação

A frequência ideal para a realização da avaliação na lotérica depende da necessidade da sua empresa. Porém, em geral, é recomendado que se adote um intervalo mais curto entre avaliações: semestral ou trimestral. O intervalo inferior vai te atrapalhar e principalmente não te dará tempo suficiente para avaliar de maneira assertiva as informações das meninas.

Conclusão

Uma última dica para você é que adote os métodos de avaliação de desempenho que melhor preenchem as lacunas de informações no seu negócio. Além disso, sempre mantenha o acompanhamento, aproveitando que há poucos funcionários.

Dessa forma, você se informa melhor sobre as capacidades dos operadores na sua caixa lotérica. E se ainda não realizou a avaliação de desempenho, comece agora!

 

 

Controlar isso é fundamental.

Conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos