Skip to main content

Vamos combinar, que fazer o recrutamento e a seleção de profissionais para trabalhar em sua lotérica pode ser algo exaustivo. Há muitas opções e nem sempre, devido aos pequenos prazos, é possível fazer uma avaliação eficiente. Mas, afinal, porque essa seleção é importante? É através dessa seleção que são escolhidos os melhores candidatos para ocupar as vagas desejadas por você. 

Esse processo é feito através de entrevistas e testes em que são avaliadas as competências técnicas e comportamentais dos candidatos, assim como sua compatibilidade com a cultura organizacional da empresa. 

No caso das lotéricas, esse recrutamento pode ser feito pelo próprio chefe e pelo gerente, já que provavelmente sua empresa não terá profissionais específicos para cuidar apenas dessa área. 

Tipos de recrutamento e seleção

Você sabia que existem tipos diferentes de recrutamento e seleção? Vamos vê-los agora. Eles variam de acordo com as características, os benefícios e os riscos. 

O primeiro tipo de recrutamento é o interno. Esse é feito entre os próprios profissionais da empresa, quando se deseja um gerente, por exemplo. Esse meio de seleção possui custo menor e é menos arriscado, pois já se tem um conhecimento prévio dos candidatos. Além de que esse método valoriza os colaboradores. Porém, é importante tomar cuidado para não estagnar o capital intelectual de sua lotérica, se prendendo apenas a pessoas com os mesmos ideais.

O próximo tipo é o recrutamento externo. Esse acontece quando a empresa procura no mercado profissionais qualificados para ocupar as vagas desejadas. Esse processo custa mais para a empresa, pois será necessário maior investimento em divulgação. No entanto, é um método excelente para permitir a entrada de novos talentos e promover a oxigenação de ideias. Se você deseja realizar um recrutamento externo, fazer parcerias com empresas que fazem a divulgação de vagas pode ser uma boa estratégia. 

Outro meio de se fazer a seleção de novos profissionais é apostar no recrutamento misto, onde se busca por candidatos dentro e fora da empresa. Com essa opção você valoriza os profissionais da empresa, mas ao mesmo tempo permite que novas possibilidades sejam encontradas.

Por último, mas não menos importante, um meio de seleção que tem ganhado bastante visibilidade no mercado atual é o recrutamento online. Esse tipo de recrutamento permite que seu anúncio tenha um maior alcance e facilita a comunicação com seus candidatos, além de divulgar seu processo seletivo nas mídias sociais. Para esse tipo de seleção talvez seja necessário investir em um software para deixar o processo mais organizado e seguro. 

Passos para realizar o recrutamento e seleção

Agora que você já tem conhecimento sobre os diferentes meios para realizar um recrutamento, é necessário saber todos os passos para efetuá-lo. 

Primeiro, é fundamental entender a demanda de sua empresa. Defina a quantidade e os tipos de profissionais que você procura. Em segundo, estabeleça quais serão as etapas para esse processo. Será feita uma entrevista? Um teste escrito? Um período de observação? Defina essas etapas antes de começar o processo.

Em terceiro, dimensione a equipe que te ajudará nesse processo. Selecione pessoas de sua confiança. E, por último, escolha qual tipo de seleção você fará. Se for online, defina o software a ser utilizado. 

Onde divulgar anúncios de recrutamento e seleção

Hoje em dia há uma infinidade de canais para realizar a divulgação de vagas. Iremos listar alguns deles. 

O banco de talentos é uma boa opção para selecionar profissionais realmente interessados na vaga. Mantenha um banco de dados dos candidatos que desejam trabalhar com você e, assim que uma vaga surgir, envie um e-mail a eles informando da seleção. 

Outro meio de divulgar suas oportunidades de emprego é através de um portal de vagas. Há centenas de portais na internet que divulgam vagas, as vezes até gratuitamente.

Por fim, outro meio eficiente de divulgação são as redes sociais, onde muitas pessoas diferentes podem ter acesso aos anúncios. 

Leave a Reply