Caixa preferencial e Caixa exclusivo: como funcionam - DouraSoft

Caixa preferencial e Caixa exclusivo: como funcionam

As longas filas da casa lotérica são um problema difícil de se resolver. Mesmo você mantendo a organização delas, colocando diversos caixas disponíveis e fazendo com que os operadores de caixa sejam rápidos no atendimento, sempre acaba ficando filas muito grandes dentro da lotérica. Para isso, existe o caixa preferencial e o caixa exclusivo.

Para não deixar gestantes, idosos e deficientes esperando muito tempo na fila, existem as filas preferenciais.  Pessoas idosas, gestantes e deficientes físicos devem sempre ter prioridade no atendimento. Mas é importante monitorar se essas pessoas realmente estão sendo atendidas antes das outras, pois a falta de prioridade para essas pessoas pode até fazer com que a sua lotérica ganhe um processo, já que as filas preferenciais estão dentro da lei vigente no nosso país.

A letra da lei 10.048 diz o seguinte: “Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)”. Sendo assim, é importantíssimo cumprir esta lei.

Entretanto, é importante saber que o Caixa preferencial é muito diferente do caixa exclusivo e isso também precisa ser levado em consideração.

Diferença entre caixa preferencial e caixa exclusivo

Não saber a diferença entre caixa exclusivo e caixa preferencial pode fazer com que muitos operadores de caixa e até mesmo proprietários de lotérica acabem sendo interpretados como mal-educados.

O caixa que atende preferencialmente idosos, gestantes ou deficientes físicos não tem exclusividade para esses grupos de pessoas. Como o próprio nome já diz, preferencial indica preferência. Ou seja, se não houver nenhuma pessoa que se encaixa neste grupo dentro do estabelecimento, você DEVE atender outros clientes normalmente.

Entretanto, se a fila está enorme e entrar um idoso no estabelecimento, por exemplo, ele deverá passar na frente das restantes das pessoas porque o atendimento dele é preferencial.

Já o caixa exclusivo para estes grupos de pessoas só atende este grupo de pessoas. A ideia é que se o caixa é exclusivo atenda somente pessoas idosas, portadoras de deficiência, gestantes ou mães com crianças de colo. Enquanto o preferencial deve atender outros grupos, o exclusivo só é para pessoas específicas.

Claro que se o caixa exclusivo estiver livre, a atendente de caixa precisa usar a cabeça e chamar o próximo da outra fila do lado (do caixa preferencial). Mas, não pode deixar que seja formada uma fila de pessoas que não pertencem a esse grupo no caixa exclusivo, isso porque se chegar no estabelecimento alguma pessoa que precisa usar esse caixa e houver fila com outros tipos de pessoas, ela pode facilmente se prover da lei que garante essa exclusividade a ela. O português é bem claro, exclusivo que exclui alguma coisa, nesse caso exclui um grupo de pessoa e se restringe a outro.

É importante deixar placas em lugares bem visíveis dizendo se o caixa é preferencial ou exclusivo, as letras destas placas precisam ser nítidas e devem ser grandes, para que mesmo a longa distância possa ler lida, já que os próprios clientes da casa lotérica precisam ceder seu lugar na fila para eventuais pessoas do grupo preferencial que venham a chegar na lotérica.

Diversas vezes é possível notar que a falta de treinamento de funcionários ou falta de informação sobre isso, gera muita briga tanto entre clientes, quanto com clientes e operadores de caixa. Isso é inaceitável, principalmente se envolver um funcionário da lotérica, já que isso irá transmitir uma imagem negativa do estabelecimento.

Quanto ao comportamento dos clientes na fila do caixa preferencial, é importante que os atendentes de caixa procurem estar observando o movimento da lotérica, se entrar um idoso você pode pedir para que ele passe na frente dos outros clientes.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

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