Operador de caixa em lotérica precisa ter certificação aneps?

Operador de caixa em lotérica

As caixas lotéricas oferecem serviços essenciais para a população, como jogos lotéricos, pagamento de contas, saques, depósitos, etc. Por isso, dependendo do tipo de serviço, o operador de caixa pode precisar da certificação ANEPS.

Desse modo, acontece que as lotéricas são reconhecidas como correspondentes bancários. Dessa forma, as casas lotéricas são consideradas agentes intermediárias entre as instituições financeiras e as pessoas físicas.

Por isso, acaba sendo necessário que o operador de caixa lotérica apresente a certificação do Banco Central. Prossiga com a leitura e veja mais sobre! 

O que é a certificação ANEPS?

“A Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País é uma entidade representativa que defende os interesses das Correspondentes brasileiras.”

A certificação ANEPS se trata de um certificado da Associação Nacional que comprova o nível de conhecimento dos correspondentes bancários. Para atuar com a oferta de crédito no Brasil, é necessário tê-la, segundo a Resolução 3.954.

Ao obter o certificado, a caixa lotérica e o operador de caixa são autorizados a atuar com produtos de crédito, como:

  • Crédito consignado
  • Crédito direto
  • Crédito para financiamento de veículos ou imóveis
  • Crédito agrícola
  • Etc

Certificação ANEPS ou FEBRABAN: qual é a melhor opção para o agente de crédito?

Para quem busca atuar nesse mercado, há uma questão entre escolher a certificação ANEPS ou a FEBRABAN. Acontece que a certificação profissional FEBRABAN (FBB) também permite a atuação dos correspondentes bancários.

A maior diferença é a quantidade de modalidades que uma certificação permite. A ANEPS habilita o correspondente bancário em mais de uma modalidade de crédito em uma única certificação.

Dessa forma, entre a certificação ANEPS ou FEBRABAN, muitos profissionais lotéricos acabam preferindo pela primeira.

Então, o operador de caixa lotérica precisa da certificação do Banco Central?

Sim, pois o operador de caixa lotérica atua como um representante da casa, ou seja, como pessoa jurídica. Bem como, caso haja a concessão de empréstimos na lotérica, o profissional precisa possuir a Certificação Profissional de Agente de Crédito.

Ela se tornou mais importante depois que o presidente da Caixa ampliou a gama de serviços da caixa lotérica para oferecer o empréstimo consignado. Um dos empréstimos mais procurados dentro disso é o Crédito Caixa Fácil.

Porém, se a casa lotérica oferece apenas os serviços de jogos lotéricos, depósitos, saques, pagamento de contas, etc, não é necessária a certificação. Tudo que precisa é de um treinamento para o papel de operador de caixa lotérica.

Como conseguir a certificação ANEPS?

Sobretudo, para conseguir a certificação e atuar como operador, é necessário passar por uma prova. Ela é obrigatória para se ter a permissão para atuar como operador de caixa em serviços de crédito.

Se quer participar da prova, a princípio, é necessário atender primeiro a alguns requisitos mínimos, como:

  • Ter completado, ao menos, o 5º ano do ensino básico
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos
  • Aceitar as regras da ANEPS
  • Possuir computador ou smartphone para a realização da prova online

Além disso, a prova traz entre 30 e 40 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em até 1 hora e 30 minutos. Para conseguir a aprovação, é necessário acertar 70%, ou mais, das questões.

O custo de inscrição gira em torno de R$ 59 e R$ 160 e a certificação acaba tendo uma validade de 5 anos.

Como se inscrever para a certificação que o operador de caixa em lotérica deve ter?

O primeiro passo é acessar o site da certificadora para começar o processo de inscrição. Após informar todos os dados, deve efetuar o pagamento da inscrição.

Depois da compensação do pagamento, a prova aparece na Área Restrita do Candidato, e pode ser feita dentro do prazo de 90 dias.

Conclusão

Como pode ver, a certificação do Banco Central não é obrigatória para o operador de caixa lotérica em todos os casos. Isso depende se a casa lotérica oferece serviços de crédito – se eles existem, a certificação é necessária.

Se esse for o seu caso, é importante que vá atrás da certificação ANEPS para poder continuar atuando como operador de caixa!

Antes de tudo e qualquer ação, fale com seu gerente, ele é a pessoa ideal pra te ajudar a compreender as certificações necessárias para seu time.

 

Lembre-se, para que você possa inovar conhecer a realidade do seu negócio é fundamental.

Conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos

Preencha o formulário abaixo