Como fazer uma auditoria eficiente na hora de fechar os caixas da lotérica?

Uma auditoria financeira consiste em um procedimento de análise a fim de confirmar valores ou identificar fatores problemáticos dentro de uma empresa. Quando falamos do fechamento de caixa, esse processo acaba sendo utilizado para averiguar se o fluxo de caixa está coerente, se não houve erros ou se está faltando algum dinheiro que por ventura prejudica ou prejudicará as contas da empresa.

A possibilidade de fazer auditorias em relação ao fechamento de caixa que já tenha sido realizado é relatado como um dos maiores desafios dos lotéricos durante o dia a dia da empresa.

Esse problema é mencionado principalmente por aqueles lotéricos que percebem após dois ou três dias que alguma informação financeira não está batendo com o que foi apresentado, seja na quantidade de produtos, valores do caixa ou até mesmo em um depósito que foi realizado pelo operador de caixa na Caixa Econômica Federal, o que acaba necessitando de algum tipo de verificação em relação ao problema.

Outro exemplo nesse sentido é quando o operador de caixa faz um depósito diretamente na Caixa Econômica Federal, verificando na retaguarda que está faltando, por exemplo, cem reais nesse depósito. Mesmo mediante a esse problema o lotérico percebe que o caixa do operador bateu, ele acaba se perguntando como isso é possível, visto que faltou dinheiro no depósito, então como não sobrou os cem reais?

Por causa desses e outros problemas que os lotéricos almejam maneiras eficazes para fazerem a auditoria precisa em relação ao fechamento de caixa. Se você se encontra nessa situação, não entre em pânico, pois nós temos a solução para o seu problema: o AGIL!

O AGIL é um software de gerenciamento lotérico perfeito para evitar esse tipo de problema, podendo auxiliar na auditoria de valores ao mesmo tempo que otimiza o fluxo de caixa. Leia as vantagens do programa no subtítulo a seguir.

Os benefícios do uso do AGIL para a auditoria do fluxo de caixa

auditoria

  • Controle direto sobre o fluxo de caixa: Você já imaginou saber quantos centavos têm em cada caixa em tempo real? Se o AGIL tiver instalado na sua lotérica isso possível. Você terá controle absoluto sobre o montante financeiro geral de operações enquanto o atendente vai dispor do mesmo benefício resumido ao seu próprio caixa;
  • Detalhes sobre o estoque de produtos: Outro ponto importante do AGIL é que ele oferece diversos detalhes sobre o estoque de produtos e até mesmo sobre prestação de serviços. Em suma, o lotérico terá acesso aos números exatos referentes a todas as operações de estoque e prestação de serviços feitos por cada caixa;
  • Registros constantes de operação: O AGIL faz registros constantes das operações realizadas pelos operadores de caixa. Isso é perfeito para a auditoria. Através da emissão de sangrias, por exemplo, o gestor conseguirá ver com precisão o horário em que um determinado problema aconteceu, podendo identificar rapidamente uma solução mediante a auditoria;
  • Fechamento de caixa em três minutos: Devido as diversas sangrias emitidas no dia o AGIL consegue fazer o fechamento de caixa em apenas três minutos. Isso é ótimo para a auditoria, que terá maior agilidade e precisão para fazer a averiguação dos números após o fechamento imediato de qualquer caixa da lotérica;
  • Aumento da precisão de operação: A auditoria é importante para controle e para solução de problemas. Todavia, mais importante do que conseguir perceber os problemas é aprender a como evitar os mesmos. Pelo AGIL o trabalho dos operadores de caixa será otimizado, o que vai aumentar a precisão evitando que a auditoria deixe os lotéricos desesperados.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos