Como fazer uma auditoria eficiente na hora de fechar - DouraSoft do Brasil

Como fazer uma auditoria eficiente na hora de fechar os caixas da lotérica?

Como fazer uma auditoria eficiente na hora de fechar os caixas da lotérica

Uma auditoria financeira consiste em um procedimento de análise a fim de confirmar valores ou identificar fatores problemáticos dentro de uma empresa. Quando falamos do fechamento de caixa, esse processo acaba sendo utilizado para averiguar se o fluxo de caixa está coerente, se não houve erros ou se está faltando algum dinheiro que por ventura prejudica ou prejudicará as contas da empresa.

A possibilidade de fazer auditorias em relação ao fechamento de caixa que já tenha sido realizado é relatado como um dos maiores desafios dos lotéricos durante o dia a dia da empresa.

Esse problema é mencionado principalmente por aqueles lotéricos que percebem após dois ou três dias que alguma informação financeira não está batendo com o que foi apresentado, seja na quantidade de produtos, valores do caixa ou até mesmo em um depósito que foi realizado pelo operador de caixa na Caixa Econômica Federal, o que acaba necessitando de algum tipo de verificação em relação ao problema.

Outro exemplo nesse sentido é quando o operador de caixa faz um depósito diretamente na Caixa Econômica Federal, verificando na retaguarda que está faltando, por exemplo, cem reais nesse depósito. Mesmo mediante a esse problema o lotérico percebe que o caixa do operador bateu, ele acaba se perguntando como isso é possível, visto que faltou dinheiro no depósito, então como não sobrou os cem reais?

Por causa desses e outros problemas que os lotéricos almejam maneiras eficazes para fazerem a auditoria precisa em relação ao fechamento de caixa. Se você se encontra nessa situação, não entre em pânico, pois nós temos a solução para o seu problema: o AGIL!

O AGIL é um software de gerenciamento lotérico perfeito para evitar esse tipo de problema, podendo auxiliar na auditoria de valores ao mesmo tempo que otimiza o fluxo de caixa. Leia as vantagens do programa no subtítulo a seguir.

Os benefícios do uso do AGIL para a auditoria do fluxo de caixa

auditoria

  • Controle direto sobre o fluxo de caixa: Você já imaginou saber quantos centavos têm em cada caixa em tempo real? Se o AGIL tiver instalado na sua lotérica isso possível. Você terá controle absoluto sobre o montante financeiro geral de operações enquanto o atendente vai dispor do mesmo benefício resumido ao seu próprio caixa;
  • Detalhes sobre o estoque de produtos: Outro ponto importante do AGIL é que ele oferece diversos detalhes sobre o estoque de produtos e até mesmo sobre prestação de serviços. Em suma, o lotérico terá acesso aos números exatos referentes a todas as operações de estoque e prestação de serviços feitos por cada caixa;
  • Registros constantes de operação: O AGIL faz registros constantes das operações realizadas pelos operadores de caixa. Isso é perfeito para a auditoria. Através da emissão de sangrias, por exemplo, o gestor conseguirá ver com precisão o horário em que um determinado problema aconteceu, podendo identificar rapidamente uma solução mediante a auditoria;
  • Fechamento de caixa em três minutos: Devido as diversas sangrias emitidas no dia o AGIL consegue fazer o fechamento de caixa em apenas três minutos. Isso é ótimo para a auditoria, que terá maior agilidade e precisão para fazer a averiguação dos números após o fechamento imediato de qualquer caixa da lotérica;
  • Aumento da precisão de operação: A auditoria é importante para controle e para solução de problemas. Todavia, mais importante do que conseguir perceber os problemas é aprender a como evitar os mesmos. Pelo AGIL o trabalho dos operadores de caixa será otimizado, o que vai aumentar a precisão evitando que a auditoria deixe os lotéricos desesperados.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.