Como tomar decisões difíceis? | Blog DouraSoft

Como tomar decisões difíceis?

Como tomar decisões difíceis

Fazer escolhas faz parte da vida de qualquer pessoa, mas estas mesmas escolhas, tão comuns em nossas rotinas, podem ganhar contornos críticos quando estamos falando da administração de uma lotérica.

Lidar com clientes temperamentais, liderar pessoas, manter as rédeas financeiras e operacionais do negócio e seguir as políticas e recomendações da Caixa Econômica e de outros parceiros, exige muito esforço. Tomar decisões difíceis sob a pressão do dia a dia não é uma missão das mais simples, mas é uma missão necessária e, muitas vezes, inadiável.

Em circunstâncias assim, estamos mais propensos a fazer escolhas ruins ou a tomar decisões equivocadas, que não são as melhores para o futuro da lotérica. É exatamente aí que reside a pergunta que nos propomos a investigar neste texto: como tomar decisões difíceis? Como aumentar as nossas chances de acertar em nossas escolhas?

Decisões difíceis pautadas exclusivamente na intuição

Todos nós estamos suscetíveis a cometer erros e, como seres humanos, é até natural que isso ocorra com certa frequência. Porém, é preciso aprender com os erros e se esforçar para evitar que eles voltem a ocorrer futuramente.

Esta lógica se torna especialmente relevante quando estamos falando da gestão de um negócio, pois o futuro da empresa pode ser totalmente comprometido pela qualidade das decisões que tomamos no presente.

Ocorre que nem sempre temos o tempo necessário para refletir adequadamente sobre as escolhas que estamos fazendo e acabamos dependendo exclusivamente da nossa intuição. É nessa hora que nossas chances de errar aumentam sensivelmente, pois ficamos à mercê da nossa visão de mundo, que nem sempre está alinhada à realidade dos fatos.

Leia também: Decisão & Emoção para resultados em sua lotérica

Depender da intuição de vez em quando não é totalmente ruim, mas depender 100% da intuição pode ser um péssimo negócio. Para evitar a que isso ocorra, precisamos ter as informações certas, no momento certo.

A necessidade de informações para tomar decisões difíceis

E se você tivesse todas as informações que precisa para tomar uma decisão difícil? Isso tornaria o processo decisório mais simples e fácil? Você teria mais tranquilidade para decidir?

O maior problema das decisões difíceis não reside nas decisões propriamente ditas, mas no que está assessorando estas decisões. Se temos informações de qualidade ao nosso dispor, as chances de acerto são multiplicadas.

Basta imaginar o que ocorre quando um lotérico deve decidir qual, dentre dois funcionários, deverá manter na lotérica, tendo como base a produtividade de cada um deles.

Se o lotérico não tiver as informações certas sobre a capacidade de trabalho de cada um, ele terminará decidindo com base naquilo que ele viu, ou com base no que passaram para ele. Mas ele sabe que não teve condições de monitorar os dois funcionários o tempo todo e que o que ele viu pode não representar a verdade dos fatos. É aí que mora o risco de tomar uma decisão equivocada.

Este simples exemplo reforça a importância da disponibilidade das informações para que o lotérico aumente as suas chances de acerto a cada nova decisão. Mas uma pergunta crucial surge aqui: como monitorar a operação do negócio a todo instante? No caso citado, como o lotérico poderia acompanhar a produtividade dos dois funcionários o tempo todo, se o próprio lotérico tem milhares de outras coisas para fazer ao longo do dia?

Solução ao alcance: por que o Sistema AGIL pode ser o seu maior aliado?

É preciso admitir que é humanamente impossível controlar tudo a todo instante. Assim, para que o lotérico gerencie a sua lotérica com absoluto controle do que está ocorrendo, ele precisará de auxílio.

O programa para lotéricas AGIL responde a todas as perguntas anteriores, pois é um sistema de gestão exclusivo para lotéricas, desenvolvido pela DouraSoft. Sua finalidade é controlar todas as atividades críticas do negócio e dar todo o suporte que o lotérico precisa para tomar decisões difíceis, tendo as informações adequadas ao seu dispor, no momento certo. E isso inclui as informações sobre a produtividade individual das pessoas que trabalham na sua empresa.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.