Operador de caixa e as oportunidades | Blog DouraSoft

Operador de caixa e as oportunidades: como se destacar dentro de uma Casa Lotérica?

operador de caixa

Todo operador de caixa busca por um destaque. O mercado hoje em dia está muito concorrido. A qualidade do produto não é mais o único item importante a se pensar para garantir a satisfação dos clientes. É necessário conhecer os desejos e necessidades do seu público. Com certeza, uma das melhores formas de fazer isso é oferecendo um atendimento de qualidade. 

Os operadores de caixa são os funcionários mais importantes dentro da lotérica, pois são eles que estão diariamente em contato com os clientes. A satisfação ou insatisfação por parte deles, em relação aos serviços da lotérica, será gerada através da avaliação do trabalho prestado pelos caixas. Diante disso, é necessário garantir que eles estão capacitados para realizar essa tarefa. 

Habilidades de um operador de caixa 

Para se tornar operador de caixa, não é necessário ter algum curso superior. No entanto, há características e habilidades básicas que todo operador deve ter para se destacar na sua função. 

Primeiramente, operadores de caixa devem ter competências técnicas para ocupar o cargo. Isso significa que eles devem ter familiaridade com números e se dar bem com a matemática básica. Dessa forma, erros poderão ser evitados.

E, em segundo lugar, é preciso ter competências comportamentais, ou seja, saber lidar bem com as pessoas, mostrando simpatia e cortesia. Não adianta se sair bem com os cálculos, mas não ser cortês com os clientes. 

Como aumentar a eficiência de um operador de caixa 

A seguir, vamos dar algumas dicas de como você pode se tornar um operador de caixa eficiente, destacando-se na casa lotérica.

1) Sorria e mostre educação.

Um ponto muito importante que você deve lembrar é: sorria para os seus clientes e seja educado. Sabemos que nem sempre você vai estar em um dia bom. No entanto, não descarregue más energias em seus clientes. Ao invés disso, tente ser gentil e educado, mostrando entusiasmo pelo seu trabalho. 

2) Peça ajuda se houver muitas pessoas na fila.

Geralmente, quando há muitas pessoas na fila esperando, os operadores de caixa se esforçam para agilizar o atendimento. Todavia, isso pode ser desvantajoso, pois erros podem acontecer e há um alto risco de seus clientes saírem insatisfeitos. 

Caso isso aconteça com você, peça ajuda a outros atendentes ou até mesmo ao gerente. Se não houver ninguém para lhe ajudar e essa situação estiver ocorrendo com frequência, comunique seu chefe para que ele possa tomar providências. 

3) Não fique conversando com colegas enquanto pessoas estiverem esperando na fila.

Seu cliente com certeza não vai ficar satisfeito se você demorar para atendê-lo porque está conversando com seus colegas. Portanto, não faça isso. Deixe a conversa para os momentos adequados e se dedique à sua função. Além disso, evite conversar assuntos polêmicos no horário de trabalho, assim como falar mal dos clientes. 

4) Mantenha a calma e seja profissional como todo operador de caixa

É certo que você irá lidar com clientes estressados ao longo do seu expediente. Quando isso acontecer, mantenha a calma e seu tom de voz baixo. Lembre-se de que o estresse do cliente não está relacionado a você. Portanto, mostre que você entende a situação dele e faça o melhor possível para ajudá-lo. 

5) Familiarize-se com o sistema de computador utilizado pela lotérica. 

É óbvio que para desenvolver um bom trabalho você precisa dominá-lo. Em vista disso, empenhe-se para aprender a mexer bem com o sistema utilizado na lotérica, assim como com máquinas de cartão. Não fique na dúvida! Esteja sempre perguntando, se necessário, e participando dos treinamentos oferecidos pelos seus superiores.

6) Conte o troco na frente do cliente.

Essa técnica é muito importante, pois assim, com duas pessoas conferindo, será mais difícil que você dê o troco errado. Além de que, seu atendimento passará mais credibilidade. 

Esperamos que, com todas essas dicas, você possa se empenhar e conseguir se destacar como um bom operador de caixa na lotérica. 

Deixe uma resposta