6 coisas que um operador de caixa não deve fazer - DouraSoft do Brasil

6 coisas que um operador de caixa não deve fazer

operador de caixa

A função do operador de caixa em uma lotérica talvez seja a mais importante atividade deste tipo de negócio, afinal, é ele que será responsável pela interação direta com os clientes e é pelos operadores de caixa que quase toda a receita da empresa irá passar.

Pensando neste importante profissional, listamos 6 coisas que um operador de caixa deve evitar fazer no exercício das suas atividades…

  1. Um operador de caixa atento dificilmente irá dar troco errado a um cliente

Este é um erro comum e a que todos estamos sujeitos. Por lidar com dinheiro o dia todo, este profissional deverá desenvolver uma capacidade de concentração acima da média e usa-la para evitar cometer erros como o de dar troco errado.

Sempre é bom advertir que este erro, quando repetido várias vezes, sem correção a tempo e sem o devido pedido de desculpas, poderá desencadear a desconfiança dos clientes ou mesmo dos gerentes da empresa.

  1. Um operador de caixa profissional não irá criar expectativas falsas ou mentir para um cliente

Como estamos falando de lotéricas, muitas vezes o que vendemos são sonhos para outras pessoas. É preciso trabalhar com profissionalismo e evitar despertar nas pessoas uma expectativa maior do que as que elas já possuem. Do contrário, estaremos minando a confiança que temos e incorreremos em diversos riscos imprevisíveis.

  1. Um operador de caixa esperto jamais irá discutir ou destratar com um cliente

Este é um erro digno de nota! O cliente pode estar errado e o operador de caixa pode ter provas de que agiu corretamente, mas, mesmo assim, a ação com cordialidade e presteza deve sempre imperar, mantendo-se o tom de voz em nível tranquilo.

Se você é um operador de caixa esperto, deverá fugir de discussões com clientes, pois não há nada a ganhar com isso, só a perder.

  1. Um bom operador de caixa nunca deixa os colegas de trabalho na mão quando o movimento da lotérica está “pegando fogo”

Existem pessoas que querem só receber os seus salários e ponto final, mas também existem funcionários dedicados que trabalham com comprometimento máximo e vestem a camisa da empresa.

Ajudar os colegas e estar constantemente atento para não deixá-los na mão é uma dessas ações que deixam claro a sua escolha no que se refere ao comprometimento com o trabalho. E então, de que lado você quer ficar?

  1. Um operador de caixa inteligente não pegará o abandono de troco para si, a não ser que esta conduta seja autorizada pelo seu gerente ou pelo lotérico

Alguns clientes abandonam suas moedas e saem apressadamente da lotérica. Outros falam aquela velha e conhecida frase: “pode ficar com o troco”. Há ainda os que realmente se esquecem.

Qualquer que seja a situação, é muito complicado pegar esse dinheiro para si, pois as consequências desta atitude podem ser irremediáveis, como a de despertar a desconfiança dos seus colegas de trabalho e do gerente da lotérica.

Se esta conduta não por claramente autorizada, não faça, pois é o tipo de risco que não vale à pena correr.

  1. Um operador de caixa honesto e eficiente nunca deixará de registrar qualquer venda que vier a realizar

Deixar de realizar o lançamento ou o registro de uma venda é um dos piores erros que um operador de caixa pode cometer. Isso porque as consequências são péssimas para a gestão da empresa, causando diferença de caixa e de estoque. Fica difícil manter uma gestão eficiente quando esses erros ocorrem com regularidade.

Como se não bastasse, é interessante ressaltar que esta também é uma conduta que, quando repetida várias vezes, também poderá despertar desconfiança em relação ao seu comportamento.

Agora que você conhece as 6 coisas que um operador de caixa não deve fazer em sua rotina de trabalho, tome nota e mantenha-se atento. Compartilhe isso com os seus colegas, pois pode ser muito útil para muita gente. Bom trabalho!

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.