Perfis comportamentais, como avaliar! | Blog DouraSoft

Perfil comportamental: isso pode contribuir na hora de contratar para sua lotérica?

Perfis Comportamentais

Você sabe o que é perfil comportamental? Todas as pessoas são diferentes e cada uma delas reage às situações de maneira diferente. Os perfis comportamentais existem para tentar prever o tipo de comportamento que cada pessoa terá em determinadas situações. As empresas têm utilizado esse método antes de contratar, para identificar quais candidatos mais se encaixam ao clima organizacional da empresa.

Além disso, os perfis comportamentais também são utilizados quando as empresas querem garantir uma melhor gestão de pessoas e desenvolver a retenção de talentos.

Gostou do tema? Continue lendo e descubra os tipos de perfis comportamentais que existem.

Tipos de perfis comportamentais 

Como dissemos anteriormente, cada ser humano tem seu modo de ver a vida, seus hábitos e suas percepções. Mas, mesmo assim, é possível separar os comportamentos humanos em alguns perfis. Veja a seguir.

1) Líder: pessoas com perfil de liderança são capazes de realizar suas tarefas sem precisar serem comandados por alguém. No ambiente de trabalho, eles irão ser independentes e geralmente exercer posição de liderança. 

2) Criativo: pessoas com perfil criativo são aquelas que sempre estão propondo inovações frente às situações do dia a dia. Nas empresas, esse perfil é muito procurado, pois trará novas ideias para o negócio.

3) Agregador: esse tipo de perfil inclui pessoas que gostam de trabalhar em equipe e que conseguem se adaptar às diferenças entre as pessoas.

4) Educado: pessoas com esse perfil são educadas e conseguem respeitar e aceitar bem as diversidades e diferenças de opinião.

5) Servidor: esse tipo de perfil define pessoas que estão sempre dispostas a servir e oferecer o seu melhor em prol de sua empresa e de seus clientes. Elas sempre estão buscando entender o que a outra pessoa deseja.

6) Elegante: pessoas com esse perfil se destacam por sua ética e integridade. Seu jeito de vestir, de conversar e de se comportar durante o dia a dia se mostra diferente, ganhando assim a admiração de todos.

7) Comprometido: o profissional comprometido é aquele que está disposto a se comprometer por sua empresa em qualquer situação que seja. Essas pessoas são confiáveis e muito valorizadas em todas as empresas.

8) Experiente: os experientes são aqueles que possuem muito conhecimento e experiência em determinada área e são conhecidos por conhecerem bem os processos internos da empresa.

9) Preparado: Esse tipo de profissional é aquele que se preparou durante muito tempo para o mercado de trabalho e que possui o conhecimento necessário para prestar um serviço de forma eficiente.

Como perfis comportamentais podem ajudar na hora de contratar 

Vimos acima os diferentes perfis comportamentais existentes. Cada um tem um perfil diferente e todos, de uma forma ou de outra, são importantes e necessários dentro das empresas. No entanto, na hora de contratar um novo profissional para a sua lotérica, é importante que você saiba bem o tipo de profissional que você procura. Por isso, ter o conhecimento dos diferentes perfis comportamentais é fundamental, pois assim você conseguirá identificar e escolher aquele que melhor se encaixa com as suas necessidades.

Na hora de contratar, você deve saber quais características sua empresa está mais precisando no momento. Por exemplo, se a sua lotérica está carente em pessoas experientes na área, você deve procurar por um perfil experiente.

O momento da contratação!

O primeiro passo na hora de contratar é definir o perfil comportamental desejado. Em seguida, você deve definir qual método de avaliação será utilizado. Você pode fazer uma entrevista, um teste online ou uma dinâmica de grupo, por exemplo. Escolha aquele que melhor se adaptará à cultura organizacional da sua lotérica.

Após a entrevista, você conseguirá perceber quais profissionais mais parecem se encaixar com sua vaga. Depois disso, aplique exames comportamentais. Esses exames são feitos e disponibilizados por empresas especializadas em gestão de pessoas.

Por fim, os perfis comportamentais são uma ferramenta que você pode usar para reduzir os riscos de contratar um colaborador que não se encaixa bem com sua lotérica. Esperamos que nossas dicas tenham contribuído para o êxito do seu recrutamento. 

Deixe uma resposta