Plano de Contas: o que é e como montar para sua lotérica? - DouraSoft

Plano de Contas: o que é e como montar para sua lotérica?

plano de contas

Toda movimentação que a empresa faz – em dinheiro, transferência eletrônica, etc. – é registrada na contabilidade de uma empresa. Mas, para que essas movimentações sejam registradas de maneira correta em uma empresa, é preciso utilizar processos de agrupadores de operações, ou seja, usar sistemas para que sejam registradas todas essas operações, para que fique mais fácil o controle financeiro da sua lotérica.

Isso facilita porque você divide todas as suas operações dentro de contas dentro do seu balanço. O plano de contas é a relação entre essas contas no seu balanço financeiro.

Ex: ativo: você tem uma conta de estoque (sempre que você vende ou compra materiais de estoque), serviço, produtos e etc.

O plano de contas permite que você organize a forma através da qual você verá os resultados da sua empresa.

O plano de contas serve para que você consiga ampliar o nível de detalhamento da contabilidade da sua empresa, até um nível que seja adequado para sua lotérica. Ou seja, para facilitar a visualização dos dados que correspondem o seu balanço financeiro.

 

Como fazer o plano de contas da sua lotérica?

plano-de-contas

A melhor forma de elaborar um plano de contas da sua lotérica, é investindo em um sistema automatizado que te ajude a fazer os registros da sua empresa de forma prática e objetiva. Para isso, o ideal é que você conte com o AGIL.

Não dá para brincar com o controle financeiro da sua casa lotérica, principalmente porque você precisa ter garantia na segurança do registro desses dados. A forma mais segura para se fazer o plano de contas é utilizando o sistema da DouraSoft. O AGIL controla Caixas de TFL, Caixa Geral da Lotérica, Estoque de produtos (Inclusive por Operador de TFL, Contas Bancárias, Contas a Pagar e a Receber, Emite Cobrança Diária de Loterias, Cobrança Diária de Contas/Serviços e Informa o valor a ser depositado nas Operações 003 e 043).

No seu plano de contas é preciso dar ênfase nos seguintes itens:

  • Receitas:

Receitas de loterias: os principais produtos da lotérica são as loterias, é daí que todo o lotérico consegue tirar o seu lucro. Trata-se do valor que o lotérico ganha com as vendas dos bilhetes, que é a comissão sobre os produtos de loterias.

  • Produtos

O produto, dentro do seu plano de contas, nada mais é do que o lucro, ou seja, a diferença entre o preço que você paga, o valor do produto e o valor que você deposita.

  • Serviços:

A lotérica presta vários serviços para a CEF, e isso garante muito movimento neste estabelecimento. Como por exemplo o recebimento de contas, pagamentos de boletos bancários e etc.

  • Estoque

É preciso incluir no seu plano de contas os produtos vendidos e aqueles que sobram dentro da sua lotérica que é o Estoque.

  • Segurança

A segurança dentro da casa lotérica é crucial, e muitos lotéricos, além de investir na blindagem, também precisam alugar carros forte. Apesar de receberem uma ajuda de custo da CEF para pagarem o carro forte, que varia de acordo com o valor que ela movimenta, é preciso desembolsar certo valor para esse investimento. Por isso, também é preciso constar no seu plano de contas.

 

Como o AGIL pode ajudar?

plano-de-contas

O AGIL já possui Plano de Contas específico para casas lotéricas e isso facilita o registro dos dados, como já foi mencionado nesse artigo. E além disso, elabora automaticamente relatórios que são cruciais para sua análise. Além do relatório detalhado do plano de contas, você também tem o relatório dos resultados, o DRE.

Imagina ter o controle financeiro da sua casa lotérica a distância de um clique? É isso que o AGIL proporciona para você! Fale com nossa equipe e agende uma apresentação online

 

Se você gostou deste artigo, com certeza irá gostar de ler Como fazer um fluxo de caixa perfeito em sua lotérica?

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta