Segurança na casa lotérica: tudo que você precisa saber

segurança na casa lotérica

A casa lotérica é um dos comércios que mais movimenta dinheiro diariamente. Por isso, existem muitos furtos que ocorrem nesse lugar e o lotérico precisa estar preparado adotando medidas de segurança na casa lotérica.

Neste artigo vamos mostrar algumas questões cruciais sobre segurança que não podem passar batido.

Principais questões sobre segurança na casa lotérica

  • Blindagem de instalações lotéricas

Colocar vidros blindados é uma das questões mais importantes para segurança na lotérica, pois deixa os funcionários mais seguros e evita furtos. Diversas lotéricas já tiveram diminuição no furto por adotarem essa prática.

  • Em frente ao estabelecimento

A segurança na lotérica não envolve apenas questões dentro do estabelecimento. É importante que o lotérico tenha uma visão ampla de segurança por todo o entorno da lotérica.

A frente da casa lotérica não deve ter árvores mal podadas ou outros objetos que possam dificultar a visibilidade, isso irá melhorar a vigilância natural.

Também é importante se atentar a possíveis terrenos baldios ao redor da lotérica, pois criam pontos onde pessoas podem se esconder e também podem ser usados como vias de ocultamento de produtos de delito. Se há um lugar assim perto da sua lotérica entre em contato com o proprietário ou com o serviço público para que seja dada uma finalidade para aquele ambiente.

  • Alarmes

Os alarmes são ferramentas muito úteis a segurança na lotérica, porém deve ser utilizados de forma correta. Garanta que um funcionário esteja sempre checando se o alarme está ligado e caso ele dispare em momentos inoportunos troque por outro mais preciso.

Existem delinqüentes que disparam alarmes antes de fazer um furto e ficam nas proximidades para ver qual a resposta que ele causa ao estabelecimento. Por isso, a noite quando não houver funcionários, tenha um vigia ou informe os vizinhos para prestarem atenção no disparo do alarme.

Vale à pena também investir em alarmes silenciosos dentro do estabelecimento para que os funcionários possam alertar empresas próximas e a polícia antes que os infratores percebam.

  • 4Câmeras de segurança

Uma das coisas mais importantes em relação as câmeras de segurança é encontrar os lugares certos para colocar. É sempre importante colocar em lugares de difícil visualização, pois qualquer delinqüente poderá eliminá-la no ato de um furto, caso ela esteja visível.

Além disso, a imagem da câmera – se houver alguém monitorando-as em tempo real – deve aparecer somente para o controlador desta câmera, não devendo ficar aberto ao público. Essa é uma medida que evita que qualquer pessoa possa ver os pontos mais vulneráveis da lotérica.

  • Gravação de áudio como medida de segurança

O áudio é um recurso muito importante para se proteger de furtos. Através deles os lotéricos podem saber como os infratores tiveram acesso ao estabelecimento.

É importante que o sistema de gravação seja o mais difícil de se acessar possível. Assim, ficará difícil para qualquer pessoa destruir as fitas.

Se o infrator entrar no estabelecimento, encontrar a câmera e somente fazer com que a gravação de imagem seja impossibilitada, ainda haverá o áudio para ser utilizado na busca desses infratores.

  • Importância dos avisos de “você está sendo filmado”

Além das câmeras e das outras questões de segurança na lotérica que devem ser adotadas, existem algumas questões simples que fazem toda a diferença, como o ato de colocar diversos cartazes diretos e incisivos na lotérica dizendo que os clientes estão sendo filmados. Isso ajuda a diminuir a ação de pessoas de má índole, principalmente daqueles que não tem experiência com esse tipo de coisa.

  • Disposição dos guichês

Evite colocar os guichês muito próximos a entrada, isso pode facilitar o furto. O ideal é que eles fiquem recuados da frente da lotérica. Além disso, é importante manter a boa visibilidade do operador de caixa, não colocando muitos bilhetes de loteria no vidro. Isso pode criar pontos cegos fazendo com que o funcionário não tenha a chance de observar o movimento da lotérica.

  • Espelhos dentro da lotérica

O ambiente da lotérica precisa ser bem iluminado, os espelhos ajudam nessa questão. Mas, também influenciam diretamente em relação a segurança na lotérica. Isso porque quando estão espalhados reduzem pontos cegos, protegendo assim tantos os funcionários de infratores, quanto os clientes, de pessoas más intencionadas que possam estar com intenção de cometer furtos na fila.

 

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.