Você já ouviu falar de Scrum? Esse termo é muito comum no ambiente corporativo. Ao longo dos anos, empresas do mundo todo têm tentado utilizar a tecnologia a seu favor para otimização dos seus negócios, além de melhorar a gestão. O Scrum é uma ferramenta de gestão que agrega praticidade no desenvolvimento de projetos, aumentando a eficiência dos processos e melhorando os resultados.
Além disso, o Scrum é uma solução voltada para o gerenciamento de projetos, que ajuda profissionais a trabalharem juntos na resolução de problemas complexos de maneira criativa e adaptável.
O método Scrum surgiu na década de 90, mas é utilizado atualmente em diversas grandes empresas do mundo. Essa metodologia sugere que as atividades dentro do contexto empresarial sejam divididas em pequenos ciclos. Dessa forma, será mais fácil delegar funções e monitorar os resultados.
Benefícios do sistema Scrum
Vimos que o Scrum é um método ágil que garante produtividade, otimização e eficiência. Ele auxilia na agilização dos processos na linha de produção e na gestão dos trabalhadores, favorecendo o cumprimento de prazos.
Por ser um simulador do ambiente de trabalho, o Scrum é capaz de oferecer muitos benefícios. O primeiro é a continuidade. Será possível identificar erros e oportunidades de melhoria do projeto antes de finalizá-lo, poupando tempo que seria gasto posteriormente. O segundo ponto é a qualidade. Como será possível identificar erros durante o processo, o produto final terá uma qualidade maior. Por fim, destacamos a transparência. O projeto se torna mais transparente à medida que se torna possível monitorá-lo e estimar prazos de término.
A princípio, odos os benefícios pautados acima contribuem para manter sua equipe sempre motivada e engajada em suas atividades.
Componentes do Scrum
O Scrum é formado por diversas partes. A seguir, listaremos os componentes principais.
1) Product Owner:
Product Owner é o dono do produto. Primeiramente, é necessário definir quem será o responsável pelo projeto. Esse definirá as necessidades, prioridades e expectativas de cada ciclo. É responsabilidade desse indivíduo manter toda a equipe informada daquilo que deve ser realizado, desenvolvendo uma lista de objetivos. Essa lista informará a cada funcionário qual será a sua função.
O Product Owner pode ser formado por uma equipe pequena, desde que todos estejam alinhados nos mesmos propósitos.
2) Sprint:
O Sprint é o período em que todos os membros da equipe se mobilizarão para desenvolver os objetivos expressos na lista. Mas, antes de começar, é necessário realizar uma reunião para definir prazos.
3) Daily Scrums:
Daily Scrums são reuniões diárias que devem ser marcadas, sempre que necessário, para saber dos funcionários como anda o desenvolvimento das atividades. Dessa forma, será possível pensar nos próximos passos a seguir.
4) Sprint Retrospective:
O Sprint Retrospective é uma reunião para analisar pontos positivos e negativos do projeto concluído, a fim de se preparar para os seguintes.
Como utilizar o Scrum na sua lotérica
Com as informações acima, você pode perceber que o Scrum é uma ferramenta eficiente para otimização de tarefas. Se você deseja implantá-lo em sua lotérica, fique atento aos seguintes passos:
1) Pilares do Scrum
É fundamental que você entenda quais são os pilares do Scrum antes de começar qualquer projeto. Eles podem ser resumidos em: transparência, inspeção e adaptação. Ou seja, tenha em vista que as etapas do seu projeto devem ser simplificadas, que serão necessários ajustes ao longo do percurso e que, ao fim, será preciso corrigir alguns detalhes para projetos futuros.
2) Eventos:
Antes de tudo, conheça os eventos que serão necessários.
3) Planejamento de Sprint:
O Sprint é a parte essencial do Scrum, pois nele será feito o planejamento de cada ciclo do projeto. Esteja sempre atualizando essa lista de objetivos, assim como os prazos para realização das tarefas.
Gostou das nossas dicas? O Scrum é uma ótima ferramenta para seus negócios e, se bem aplicado, com certeza te ajudará muito em sua gestão.