SICRA: O que é SICRA? Como funciona?

SICRA

SICRAO SICRA é um software desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para o uso de unidades lotéricas. Esse programa dispõe do objetivo principal de passar a informação de quanto o lotérico vai depositar nas contas bancárias da Caixa. A função do sistema é receber a informação da prestação de contas, referente aos valores de depósitos e repasse de cheques, e transmitir os dados para o banco.

No começo o objetivo do software era fazer o registro dos códigos de barras e valores dos cheques, e no caso de problemas o programa se certificaria de ter tudo salvo, possibilitando a compensação dos valores mesmo mediante a perda da documentação física. Todavia, como os cheques não são utilizados como antigamente, o sistema evoluiu. Desse modo, hoje em dia o sistema é utilizado pela transferência de informação mencionada anteriormente sobre os depósitos da lotérica, mesmo antes da transferência completa, podendo gerar crédito em conta antes disso acontecer.

Como sabemos, as agências bancárias da Caixa Econômica Federal funcionam até cerca das quatro horas da tarde, sendo esse o período final de tempo que o lotérico tem para enviar os valores. Para evitar problemas, visto que a lotérica pode ficar aberta mais tempo do que o banco, o SICRA faz o trabalho de enviar as informações com antecedência.

É assim que o SICRA funciona, é por isso que o programa é de extrema importância para o dia a dia da lotérica e da Caixa Econômica Federal.

O SICRA é um detalhe específico para o dia a dia da lotérica, mas o mesmo não é a única característica exclusiva e fundamental para o funcionamento da empresa. Uma lotérica ainda necessita da precisão de muitas outras características para se manter funcional, necessitando de um gerenciamento qualificado e de grande eficiência para que nada de ruim aconteça na empresa.

A eficiência do uso do AGIL na lotérica e sua otimização para com o SICRA

A principal e mais importante maneira para otimizar o funcionamento holístico de uma lotérica é através do programa de gerenciamento empresarial idealizado e desenvolvido pela Dourasoft, o AGIL. Esse software de gerenciamento lotérico consegue atuar no controle do fluxo de caixa, no monitoramento do estoque e até no registro e backup de relatórios que são feitos automaticamente pelo programa. Em outras palavras, o AGIL é perfeito para o gerenciamento de unidades lotéricas.

O software da Dourasoft permite a criação de perfis, do gerente e dos atendes, o gerente passa a monitorar pelo programa todas as ações de maneira coletiva e individual, visto que o registro dos funcionários permite verificar em tempo real o fluxo de caixa. Outro ponto importante é que o AGIL faz constantemente a emissão de sangrias mediante suas operações, permitindo maior controle com relatórios e possibilitando até mesmo o fechamento de caixa com maior precisão e velocidade.

Finalizando, o AGIL tem uma função muito importante que atua em conjunto com o SICRA. O AGIL, através das já mencionadas emissões de sangrias das operações feitas em caixa (recebimento de cheques, pagamento de contas e afins), consegue importar um arquivo de valores preciso para o SICRA, consequentemente podendo ser enviado para a própria Caixa Economia Federal.

Isso acaba resultando em um processo extremamente ágil na transmissão de informações entre a lotérica e a Caixa. As operações podem ser realizadas pelos próprios atendentes, eles só precisam ser bem instruídos para o uso do AGIL e do próprio SICRA, basta o gerente apenas organizar e fiscalizar as ações, sem maiores preocupações porque o sistema garantirá a precisão matemática necessária para esse tipo de ação.

Quer saber mais? Agende já uma apresentação!
Button

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.