A gestão financeira de uma lotérica guarda alguns pontos críticos em relação a diversos outros tipos de negócios. Por lidarem constantemente com grandes volumes financeiros durante todo o dia, é esperado que muitas destas empresas tenham algum grau de dificuldade em administrar tantos valores, principalmente quando é realizado o fechamento de caixa.
Veja que
Esta situação se torna ainda mais crítica se considerarmos o grande número de movimentações que ocorrem ao longo de uma jornada de trabalho. São centenas, milhares e até dezenas de milhares de atendimentos realizados diariamente, dependendo da lotérica.
Diante de tamanha intensidade de trabalho, surge uma importante pergunta: quais são os problemas mais comuns no fechamento de caixa? Há como reduzir sensivelmente a sua ocorrência?
Fechamento de caixa: o valor em dinheiro não bate com o valor informado no controle, e agora?
Como é de se esperar, o grande algoz em termos de fechamento de caixa em uma lotérica é, sem a menor sombra de dúvidas, a sobra ou a falta de dinheiro no ato da conferência.
Porém, embora este seja um grande problema, não podemos acreditar que ele encontra um fim em si mesmo. Ele tem as suas origens e, a seguir, vamos investigar as 5 causas mais comuns, que acabam implicando na indesejada diferença de caixa…
-
Abandono de troco
Esta é uma causa muito comum para o erro, mas ela somente costuma explicar a diferença na hora do fechamento, quando esta é positiva, ou seja, quando sobra dinheiro. Isso ocorre porque os funcionários de uma lotérica normalmente são instruídos pelos gerentes e pelos próprios lotéricos a não dar troco a mais, devendo manter atenção máxima a isso, ainda que tenham que trocar moedas entre os caixas da própria lotérica quando houver falta de troco.
-
Troco errado
A princípio, outro motivo muito comum para a diferença de caixa na hora do fechamento é o erro na hora de dar troco ao cliente, podendo ser em excesso ou em falta.
Sabemos que errar é humano, e muitos funcionários cometem este equívoco. Mas é preciso trabalhar para que eles não ocorram com muita frequência ou podem aniquilar a performance financeira da lotérica, ou ainda, causar graves problemas e estresse com clientes, e entre gestores e operadores de caixa.
-
Dinheiro perdido em algum lugar
É preciso ficar atento e pode ser que tenhamos a sorte de encontrar as quantias que faltam ao redor do espaço de trabalho do caixa. É muito possível que, durante a intensa jornada de trabalho, algumas moedas e até notas caiam da bancada ou da máquina. Apesar disso, uma checagem final, organizando todo o ambiente de trabalho, pode ajudar a resolver uma significativa quantidade de problemas, caso as notas e moedas encontradas sejam o suficiente para sanar a diferença.
-
Sangrias não anotadas
Este é realmente um dos maiores causadores de estresse na hora do fechamento de caixa. Por isso, as angrias de dinheiro ao longo do dia, quando não controladas devidamente, geram um estresse terrível e desnecessário entre os membros da equipe.
Existem duas soluções possíveis aqui: manter um controle rígido sobre as sangrias ou, por outro lado, implementar novas práticas sobre as sangrias e ter controle em definitivo.
-
Erro de lançamento no controle do caixa
Também é importante considerar que o erro pode estar no lançamento no controle do caixa. Este é um fenômeno que não ocorrerá se o controle for automatizado, como no caso do uso do Sistema AGIL, mas pode ocorrer repetidas vezes se o controle for manual ou depender da intervenção humana para funcionar.
Uma solução ao alcance para a maior parte dos problemas de fechamento de caixa…
Como já adiantamos no item anterior, a solução de grande parte dos problemas que resultam em diferenças na hora do fechamento de caixa é a implantação do sistema AGIL em sua lotérica. Além disso, com ele, a sua empresa contará com a automatização de boa parte das funções operacionais e você poderá usufruir de controles completos e confiáveis para auditar qualquer aspecto relevante do seu negócio.
Por fim, para saber mais, entre em contato conosco agora mesmo. Ligue para (67) 2108-7007 ou envie-nos um email para comercial@dourasoft.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422