6 Dicas para manter uma equipe motivada - DouraSoft do Brasil

6 Dicas para manter uma equipe motivada

equipe motivada

Portrait of five business partners keeping thumbs up and looking at camera with smiles

Como manter uma equipe motivada? O que fazer para que as pessoas trabalhem com mais energia e bem-dispostas, demonstrando motivação com o que estão fazendo?

Há diversas pesquisas que indicam que motivação e produtividade caminham de mãos dadas. Como se não bastasse, motivação em alta é sinônimo de proatividade, trabalho em equipe, ambiente de trabalho sadio e melhores resultados.

Pensando em tudo isso, a seguir, vamos apresentar 6 dicas relevantes para que você possa trabalhar com uma equipe 100% motivada para o trabalho em sua lotérica…

Dica 01 – Delegue tarefas de modo adequado, repassando informações essenciais para as pessoas responsáveis.

Ao delegar uma tarefa para um colaborador, certifique-se de que ele entendeu “o que” precisa ser feito e, mais do que isso, o “como” deve ser feito. Além disso, deixe claras as suas expectativas de qualidade e eficiência para não deixá-lo frustrado ou confuso quando chegar à hora da entrega. Por fim, não se esqueça de definir os prazos.

Dica 02 – Reconheça publicamente o valor de um trabalho bem feito.

Se o trabalho foi feito com esforço, qualidade e eficiência, merece ser reconhecido publicamente para que o funcionário fique ainda mais motivado e para que tal comportamento seja estimulado entre todos os demais membros da equipe.

Dica 03 – Envolva toda a equipe no planejamento estratégico da lotérica.

Lembre-se desta premissa: dentro de uma lotérica, os melhores resultados não serão alcançados se o trabalho for feito de modo isolado.

Esta premissa serve para o planejamento estratégicoda lotérica e a razão é bastante clara: como você quer que as pessoas se comprometam com algo que não conhecem? Como desejar proatividade e ação, se elas não participaram e não compreenderam o que precisa ser feito e quais são os objetivos da lotérica no curto, médio e longo prazos?

Assim sendo, envolva as pessoas com o plano. Deixe que elas participem!

Dica 04 – Promova e incentive a capacitação individual dos membros do seu time de trabalho.

Algumas vezes esperamos que as pessoas busquem crescimento pessoal e profissional por conta própria, mas a grande verdade é que a maioria delas precisa de um estímulo claro para sair do ponto em que estão.

Se você quer que a sua equipe se torne mais capacitada, traga os treinamentos para dentro da empresa ou, por outro lado, estimule que o façam externamente, dando condições para que isso seja possível, seja com ajuda financeira ou com detalhes mais simples, como a mudança de escala de trabalho para permitir o estudo.

Dica 05 – Defina objetivos e metas. Tire-os da zona de conforto.

É natural que as pessoas caminhem em sentido à zona de conforto, mas isso é péssimo para os negócios. Precisamos assegurar que todos estão sendo desafiados a cada novo mês, de modo a manter a motivação em alta, sem se deixar levar pela rotina.

Para isso, defina metas e objetivos individuais e coletivos, e assegure-se que estas metas não são fáceis de mais, tampouco impossíveis de serem alcançadas.

Dica 06 – Trabalhe com recompensas para estimular os resultados e o comportamento que você quer que se repita.

Complementando a dica anterior, ofereça recompensas para os colaboradores que alcançarem as suas metas. Faça o mesmo em relação às metas coletivas. Isso deve deixar as pessoas agitadas, com brilho nos olhos e motivação elevada.

Com estas dicas, você terá condições de manter a equipe motivada por bastante tempo. Atualize as metas e deixe que as pessoas assumam posições mais preponderantes na lotérica, à medida em que se esforçam mais e demonstram maior grau de comprometimento com o negócio.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.