Dê um basta na burocracia, exija resultados!

A ciência da administração focada nos resultados, tornou a gestão mais acessível, dinâmica e eficaz.

A experiência tem mostrado que muitas Casas Lotéricas ainda não se beneficiaram da presença de um controle mínimo, capaz de gerar segurança e uma gestão eficiente para as suas rotinas.

Muitas vezes, empresas menores sofrem de problemas relacionados à centralização de grande parte das atividades em uma única pessoa, que termina ficando sempre muito atarefada e sem tempo para se preocupar com questões estratégicas, que efetivamente determinam o sucesso e os resultados do negócio.

Esta é a realidade de muitos lotéricos que até se predispõem e têm interesse em aprimorar a gestão de suas empresas, mas que não conseguem ir adiante nestas atividades e desenvolver um rito mínimo que se apresente como um controle efetivo.

Não é incomum encontrar colegas que ainda se utilizam dos cadernos para controle do fluxo de caixa, conferência e fechamento, sem qualquer registro de estoque, análise de produtos mais rentáveis/vendidos e de itens “encalhados”.

Muitos ainda se baseiam exclusivamente na relação de confiança que têm com os seus colaboradores, ou mesmo, controlam as suas vendas com técnicas rudimentares de conversão de produtos em dinheiro, baseando-se unicamente no bom senso e no conhecimento que detêm sobre o negócio.

Outra situação bastante usual neste ramo, é a conhecida “administração por espasmos”, em que o lotérico tenta implementar sozinho alguma rotina administrativa para a melhoria da sua empresa como um todo. Por estar sozinho nesta empreitada, estas iniciativas terminam tendo um curto prazo de tempo, restando abandonadas depois de alguns dias. O efeito colateral inegável é a frustração do lotérico e de todas as pessoas envolvidas.

 

O que temos para hoje?

Todas estas constatações narradas acima são, em verdade, fruto de uma gestão que se baseia em premissas que deram certo no passado, mas que se encontram desconexas da realidade presente.

Não há nada que justifique a insistência no uso de processos de controle inseguros e intuitivos, quando se tem à disposição um verdadeiro arsenal de opções capazes de auxiliar os lotéricos em suas rotinas, otimizando-as a favor da eficiência.

Esta cultura de apego ao passado contraria às regras mínimas de estratégia empresarial, haja vista que não há nenhuma garantia de que o que deu certo no passado continuará dando certo no futuro, ou mesmo, no presente. E acredite, o custo benefício é excelente e totalmente viável.

Além disso, ainda que se admita que os atuais processos, embora ultrapassados, sejam úteis, não se pode negar que uma melhoria em prol da segurança e de maiores resultados não deve ser descartada sem uma análise mais detida ou, ao menos, um esforço para testar a sua viabilidade prática.

Nos dias de hoje, contamos com sistemas de gestão capazes de controlar todos os elementos e indicadores de uma lotérica, desde o mais singelo item no estoque, até os indicadores financeiros mais sofisticados.

Embora exista um processo de implementação que exija certo esforço inicial para a adequação das rotinas operacionais ao software, seus benefícios e vantagens compensam qualquer tipo de custo neste sentido. Para citar algumas vantagens:

  • Mais produtividade e agilidade no atendimento ao cliente;
  • Controle de estoque por cada um dos produtos vendidos;
  • Cadastro de clientes, com registro de informações pessoais e preferências de jogo e produtos mais comprados;
  • Comportamento das vendas, do faturamento e dos custos;
  • Controle de fluxo de caixa em tempo real, permitindo que o gestor saiba o que está acontecendo neste exato momento;
  • Registro de contas a pagar e contas a receber, com aviso prévio de vencimento.
  • Centralização de todos os dados da gestão da Lotérica em um único lugar: o seu computador.

Com toda esta automatização, o lotérico poderá se beneficiar de mais tempo para se dedicar a assuntos mais estratégicos e avanços para o seu negócio, abandonando a velha rotina que o impedia de olhar para frente.

Se você deseja saber mais sobre o que a ciência da administração focada no resultado preparou para você, clique aqui e descubra um pouco mais sobre o AGIL.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos

Preencha o formulário abaixo