Antes de tudo, a gestão de uma lotérica, assim como toda empresa, passa pelo controle da produtividade das pessoas que compõem a força de trabalho do negócio. Sem um sistema básico de controle de produtividade, fica difícil estabelecer metas. Do mesmo modo, é mais incerto saber quem vem apresentando os melhores resultados para a empresa.
Pensando nisso, desenvolvemos este texto com a finalidade de aprofundar um pouco mais nestas questões. Em seguida, você encontrará algumas ferramentas disponíveis para uso imediato em sua lotérica e em sua rotina de trabalho.
Como controlar e medir a produtividade individual dos funcionários da lotérica?
Quem é o funcionário mais produtivo em sua lotérica? Como saber aquele que tem o melhor desempenho em quantidade de atendimentos ao longo de um dia?
Repare que estas questões podem parecer usuais e simples, mas é preciso considerar que você pode se enganar, caso você se baseie somente no que vê. Lembre-se que nem tudo é o que parece. Você pode estar cometendo grandes injustiças ao pautar as suas decisões somente neste aspecto.
Como se não bastasse, é preciso levar em conta que existem pessoas “espertas” que, na sua frente, se esforçam para mostrar serviço, mas basta você virar as costas para que a produtividade caia a níveis alarmantes.
Leia também:
Como superar o uso de smartphone no trabalho, e o que fazer em último caso?
Uma solução impraticável para tudo isso seria ficar observando diariamente o comportamento das pessoas ao longo de toda a sua jornada de trabalho. Como isso não é eficiente, é preciso considerar a utilização de ferramentas capazes de registrar a rotina de trabalho dos funcionários. Como resultado dessa observação, apresentar relatórios de desempenho e produtividade de cada um.
Leia também:
Como fazer uma reunião produtiva em 20 minutos
É exatamente aí que o Sistema AGIL entra para lhe ajudar nesta missão, registrando todas as operações realizadas por cada funcionário da sua lotérica. Com o AGIL, podemos identificar quem vendeu mais e quem realizou o maior número de atendimentos. Além disso, tanto a primeira quanto a segunda funcionalidade, afastarão a necessidade de ficar controlando a sua empresa visualmente o tempo todo. Além disso, ambas trazem uma série de benefícios derivados do controle completo das rotinas operacionais do seu negócio.
Nível estratégico: medindo a produtividade através dos controles de atividades
O que vimos no item anterior serve muito bem para registrar as operações e controlar as atividades de um funcionário médio dentro de uma lotérica. Porém, o caminho apontado se torna incompleto quando estamos falando da rotina de pessoas com funções mais estratégicas dentro da lotérica. Esse é o caso do gerente da lotérica ou do próprio lotérico, este que as vezes assume uma posição operacional, estratégica e gerencial, tomando diferentes responsabilidades para si.
Nesses casos, normalmente a rotina de trabalho se divide em diversas tarefas que podem ser bastante diferentes entre si. Algumas dessas atividades possuem maior grau de prioridade, enquanto outras podem ser adiadas para o futuro, caso não sobre muito tempo disponível para executá-las.
Veja que
Esta necessidade de definir uma ordem de prioridades para ser mais produtivo faz com que a organização seja uma peça fundamental. Deste modo, espera-se que um maior número de tarefas sejam cumpridas ou executadas ao longo do dia.
Nesse sentido, para facilitar o controle de atividades, o AGIL apresenta uma agenda de tarefas. Esta agenda possui tudo para nos auxiliar no processo de controle da rotina gerencial da lotérica. Além disso, proporciona um grande número de gráficos e relatórios que permitem obter a informação certa com alguns poucos cliques.
Quer saber mais sobre como podemos lhe ajudar a multiplicar a sua produtividade e a produtividade da sua equipe? Ligue para (67) 2108-7007 ou envie-nos um email para comercial@dourasoft.
Leia também:
Gestão de alta performance em lotéricas
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422