Informativo FEBRALOT – Sindicatos preparam MEGA SEMANA DE PROTESTO

Informativo-FEBRALOT-Sindicatos-preparam-MEGA-SEMANA-DE-PROTESTO

Informativo FEBRALOT - Sindicatos preparam MEGA SEMANA DE PROTESTONo início de maio houve um encontro em Brasília onde os sindicatos dos lotéricos de várias regiões definiram novos rumos para a categoria. Depois de quase 2 anos sem modificações nas tarifas os lotéricos cansaram de esperar e decidiram se unir para pedir mudanças. Como resposta, a Caixa Econômica pediu prazos mais longos, para que pudesse estudar as propostas e conseguir ajustes que beneficiassem os dois lados.

No final de abril houve sindicato que divulgou que “não esperaria novas ações da Caixa”, e então, foi realizada uma reunião de emergência junto a Febralot para discutir os interesses desta categoria e colocá-los em pauta nacional. Isso levou a ações administrativas jurídicas, que foram definidas em colegiado neste segundo encontro em São Paulo, o objetivo era definir algumas ações que seriam importantes para que os lotéricos pudessem trabalhar com tranquilidade. Uma das ações solicitadas pelos lotéricos é a distinção clara dos serviços públicos dos privados, para realizar uma regularização que traga benefícios aos lotéricos e garanta flexibilidade e segurança na execução dessas atividades.

Os lotéricos não ficaram só nas pautas escritas, uma vez que buscarão respaldo jurídico para que essas ações durante o protesto não prejudiquem a atuação do lotérico, ou seja, qualquer manifestação destes lotéricos não implicarão penalidade além das que eles já sofrem com a crise financeira. Outro ponto tratado pelos lotéricos visa solidificar os contatos com mudanças do modelo atual de “permissões”, que não oferece nenhuma segurança para os empresários caso venham a ser descredenciados.

Os sindicatos também concluíram que é necessário que tenham acesso aos contratos da gestora com as empresas terceirizadas. Este tema será um dos focos da ação jurídica, os empresários acreditam que os valores acertados entre ambos estão muito divergentes em relação a comissão paga à Rede. Em relação a este tema, o problema atual é que o formato contratual do lotérico não possui flexibilidade para que o empresário escolha os produtos da sua lotérica ou uma logística de horários adequados para favorece-lo. Além disso, o lotérico ainda enfrenta dificuldades por não conseguir transferir sua loja para outros interessados, já que não há regulamentação sobre esse ponto. Esse assunto também será questão de ação jurídica se não houver uma solução imediata.

 

Pautas de alterações discutidas na MEGA semana de protestos

Veja a seguir as ações imediatas que serão adotadas pelos lotéricos:

  • Sábado sem conta

Nos dias 04 e 11 de Junho as unidades lotéricas não receberão nenhum pagamento de conta;

  • Restrição de serviços interbancários

Do dia 06 ao dia 10 a Rede Lotérica irá restringir o recebimento de serviços de alguns bancos. Nos dias 06. 07 e 08 nenhum boleto do banco Itaú será recebido e nos dias 09 e 10, os boletos do banco Bradesco passarão pelo mesmo processo.

  • Depósitos com horário limite

Nesta mesma semana do dia 06 a 10 os depósitos bancários acompanharão os horários das agências bancárias, sendo recebidos até as 16 horas.

  • Abertura de contas restrita

Ainda na semana do dia 06 a 10 as aberturas de contas não serão realizadas nas unidades lotéricas

Em breve serão distribuídos materiais de divulgação padronizados que deverão ser impressos e trabalhados conforme orientação oportuna.

As lideranças contam com a participação ativa da Rede para que a gestora inicie um processo de mudança de atitude e possa assim trazer os benefícios almejados”. (Diretoria Febralot)

Essas ações vão acontecer de imediato, esse informativo foi emitido pela Diretoria Febralot no dia 18 de maio.

 

Outras manifestações de lotéricos
Sobre esse mesmo assunto, a UNALOT – União Nacional de Lotéricos, escreveu um texto dizendo:

“Estamos organizando uma manifestação em Brasília, em frente ao prédio da Caixa. Essa ideia surgiu de um colega, lotérico em Minas Gerais, que está na comunidade UNALOT, desesperado com a situação atual enfrentada por toda a classe lotérica e que tomou corpo com adesões do Brasil todo.
Não temos mais tempo e nem fôlego para esperar essas negociações intermináveis, feitas por Sindicatos e Febralot e que nunca nos trazem resultados positivos ou efetivos, e por essa razão essa iniciativa está partindo dos próprios lotéricos e é totalmente independente de sindicatos e Febralot. É uma iniciativa de Lotéricos. Vamos nos manifestar de forma ordeira e organizada, queremos ser ouvidos e já somos conhecidos no Congresso, Senado e Palácio do Planalto por essa nossa postura e educação.
A ideia é estamos com camisas, faixas e cartazes e tentaremos uma reunião com a Presidência da Caixa. Nossa situação não está fácil, estamos quase em estado de falência, por falta de reajustes e condições dignas. Temos colegas doentes, aflitos, desesperados e alguns perdendo seu meio de sustento.
Existem vários guerreiros independentes lutando diariamente pelo nosso negócio, mas precisamos de cada um de vocês, pois já vimos e mostramos o que nossa união é capaz de fazer.Vamos juntos fazer a diferença! Venha lutar com a gente,assim seremos fortes. ”
(UNALOT – União Nacional de Lotéricos. Texto escrito por um lotérico independente do Brasil).

 

Precisa informar algo a classe lotérica? Fale conosco, este canal foi feito para que a classe se mantenha informada constantemente e com a qualidade que merece.

 

Deixe uma resposta