Na administração empresarial, muitas vezes se confunde líder com gestor. Para muitos, os dois significam a mesma coisa.
Na condução de uma casa lotérica, o empresário deve pensar no que significa exatamente cada um dos termos. Enquanto a liderança é a habilidade de fazer com que a equipe alcance os objetivos, a gestão é a aplicação da autoridade para conseguir o cumprimento das obrigações, ou seja, é necessário o conjunto dos processos para que a casa lotérica mantenha seu funcionamento.
Basicamente, a gestão é uma ciência que pode ser aprendida, enquanto a gestão é uma arte. Portanto, a gestão é função de um operador de loteria, enquanto a gestão é por meio de relacionamentos, fazendo com que as pessoas entendam e acreditem na sua visão e ajam em direção aos seus objetivos.
Ser líder e gestor ao mesmo tempo, esta é a função do lotérico
O lotérico deve entender que liderar um equipe é fazer com que ela seja ativa, com que tomem atitudes participativas, motivadas, de forma voluntária, para que os objetivos da casa lotérica sejam alcançados.
Existe uma teoria de que uma pessoa gera liderança sobre as outras quando ela consegue satisfazer seus desejos, sejam eles conscientes ou inconsciente. Na história, temos inúmeros exemplos de líderes que mobilizaram as pessoas e as cativaram para suas ideias.
No entanto, o lotérico deve pensar no dia a adia, deve mostrar sua liderança para que a casa lotérica tenha bons resultados e que atinjam as metas estabelecidas.
Dessa forma
No ambiente de trabalho, para entender o que é liderança, basta prestar atenção numa pessoa que sempre é bem vinda e que sempre é convidada para determinadas atividades. São pessoas que não são questionadas porque apresentam boas ideias.
São pessoas que transmitem confiança naquilo que determinam, gerando sua liderança, fazendo com que as pessoas trabalhem satisfeitas, com determinação, usando de toda a capacidade produtiva.
O que o lotérico não pode confundir é liderança com comando. Um líder pode agir como líder, mas pode não transmitir a confiança necessária e ser obedecido apenas porque é o chefe. Nesse caso, muitas vezes você pode enfrentar resistência e os subordinados não trabalharão muito para atingir seus objetivos.
Então
Em empresas de grande porte, não é sempre que um gestor exerça ele próprio a liderança. Pode ser um trabalhador qualquer, que se destaque entre a equipe e que faça os outros se motivarem.
No caso de uma lotérica, com um grupo menor, o lotérico deve motivar-se para ser o líder ao mesmo tempo em que também é gestor.
Sendo assim
Além dos requisitos de liderança, o lotérico também deve exercer suas funções gerenciais, de planejamento e de acompanhamento das atividades de sua equipe, gerando, ao mesmo tempo, motivação, participando das atividades e incentivando os membros da equipe a alcançar resultados.
O que se espera, numa casa lotérica, é que o gestor da equipe também seja o líder e não apenas o administrador da rotina. Ele precisa influenciar os membros da sua equipe para a ação, para o bom atendimento, para a satisfação dos clientes que frequentam a casa lotérica.
Como resultado
Para o lotérico, a capacidade de misturar ambas as coisas é essencial para o sucesso de sua empresa. E esta é uma habilidade única, já que podemos ter milhares de gestores no mundo, mas poucos aqueles que assimilam também a condição de líder.
Por fim
Tanto a gestão quanto a liderança são necessárias para conduzir as atividades de uma lotérica. Embora o lotérico seja o principal personagem no gerenciamento e na condução dos negócios, com as preocupações inerentes ao seu cargo, ele também precisa ser líder e motivador, mesmo que a situação não seja a melhor.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422