Margem de contribuição: o que é e por que é importante para sua lotérica?

Depois que um determinado produto da sua lotérica paga os custos variáveis e as despesas variáveis relacionados a ele mesmo, quanto que sobra para que ele contribua com o pagamento dos custos fixos da sua empresa?

Esta pergunta pode parecer complicada de se responder, mas não é. Estamos falando da margem de contribuição de um determinado produto em sua lotérica e calcular isso provavelmente está sob o seu alcance.

Margem de contribuição: por que é importante para a lotérica?

Como já sabemos, nos últimos anos as lotéricas de todo o país têm passado por um cenário de dificuldades econômicas e restrições para manter as suas atividades.

Diante desta constatação, o lotérico precisa saber qual dos seus produtos contribui mais para o pagamento dos custos fixos para a continuidade do negócio. Em finanças, esta informação recebe o nome de margem de contribuição.

De um modo mais conceitual, margem de contribuição é o ganho bruto das vendas, ou seja, a contribuição das vendas para pagar das despesas fixas e ainda gerar lucro.

Saber a margem de contribuição de cada produto da sua lotérica permitirá, dentre outras coisas, que você oriente os seus esforços de venda, de modo que os seus colaboradores passem a oferecer os produtos e serviços que mais contribuem com os resultados da empresa, ao invés de oferecer aqueles que não apresentam um bom retorno.

A seguir, vamos explicar como você pode calcular a margem de contribuição dos seus produtos. Veja como é simples…

Margem de contribuição: como calcular?

Para calcular a margem de contribuição de um produto específico da lotérica, tudo o que precisamos fazer é calcular o valor total das vendas deste mesmo produto e, desse valor, subtrair as despesas e os custos variáveis com o mesmo produto.

Valor total das vendas com o produto (+)
Despesas variáveis (-)
Custos variáveis (-)
———————————————————-
Margem de Contribuição (=)

Apenas para esclarecer, custo variável é o que a empresa paga para adquirir o que ela se propõe a vender (No nosso caso – Bilhetes Federais por exemplo), ou seja, o valor que repassamos a Caixa sobre Bilhetes. Se for um comércio, é o valor que a empresa paga ao fornecedor (No nosso caso, a Caixa). Sendo assim, se for uma indústria, é o custo para produzir os produtos oferecidos. Se for serviço, é o custo para executar o serviço. Dependendo do produto ou serviço, as lotéricas podem se enquadrar na lógica da prestação de serviços e na lógica do comércio.

Por outro lado, despesas variáveis são os valores pagos especificamente pelas vendas realizadas. Alguns exemplos de despesas variáveis são: impostos, comissões de vendas de bolões, bonificações por resultados e etc…

Por fim, como o próprio nome sugere, valor total das vendas nada mais é do que o faturamento total com as vendas do produto analisado.

Por padrão, muitos apenas dizem que são bolões, outros a federal. Mas quem está mais certo? Isso pode depender do padrão de sua lotérica antes de mais nada, pois também dependerá da quantidade vendida e não apenas da porcentagem que deixa para a lotérica!

E então? Qual é a margem de contribuição de cada produto/loteria/serviço da sua lotérica? Você está focando os esforços de venda nos produtos certos, ou seja, naqueles que mais contribuem para os resultados do negócio? Faça os seus cálculos e foque no que é lucrativo!!!

Planilha e Vídeo para calcular a Margem de Lucro

Baixe agora: Planilha de Cálculo de Margem de Contribuição

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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