Os sindicatos são entidades sem fins lucrativos, que têm como objetivo apoiar e defender a categoria que representam. No entanto, são evidentes os exemplos apresentados, demonstrando que um sindicato pode aproveitar as estratégias empregadas pelas empresas, como, por exemplo, o planejamento estratégico.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode ser empregada para melhorar as atividades do sindicato junto aos seus associados, oferecendo a eles uma visão, uma missão e valores que efetivamente os representem, sendo pontos que elevam a visão do associado e o torna mais confiante na representatividade do sindicato de sua categoria profissional.
No planejamento estratégico para o sindicato deve ser analisada sua situação no momento atual e a situação imaginada para o futuro, onde o sindicato pretende chegar. A partir dessas duas visões, a instituição passa a ter um direcionamento, podendo criar estratégias para atingir seus objetivos.
Razões para fazer o planejamento estratégico do sindicato
Qualquer tipo de organização, seja uma empresa ou uma entidade sem fins lucrativos, pode oferecer melhorias para seus integrantes. No sindicato pode ocorrer a mesma coisa, elaborando um planejamento estratégico que deve aprimorar suas atividades, sem trazer prejuízos para a defesa dos interesses dos trabalhadores.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que vai possibilitar ampliar o atendimento das demandas da categoria, fazendo com que todos possam crescer profissionalmente.
Para montar um planejamento estratégico para o sindicato é necessário seguir algumas etapas básicas, tendo, entre elas:
-
Saber como implantar o planejamento estratégico
Através de reuniões entre os líderes sindicais e os principais representantes da categoria, com uma comissão representando os associados, é possível entender e refletir sobre a situação atual da entidade e entender o que ele deve fazer no futuro.
-
Definir a missão, a visão e os valores do sindicato
A missão, a visão e os valores do sindicato não devem ser apenas palavras e frases, mas sim ideias que irão definir sua atuação no futuro.
A missão tem como objetivo mostrar a finalidade do sindicato, ou seja, a razão de sua existência, que deve ser o ponto de partida para todo o planejamento estratégico e para todas as ações que irá tomar.
Como visão, os gestores do sindicato devem estabelecer um cenário futuro para a entidade e onde é preciso chegar para melhor atender os associados.
Dessa forma, os valores devem demonstrar como os líderes e gestores devem se comportar e quais são os princípios morais que devem reger a entidade.
-
Análise FOFA para o sindicato
A análise FOFA é uma das ferramentas do planejamento estratégico que possibilita conhecer exatamente o comportamento da entidade no momento presente. A análise compreende reconhecimento das forças e fraquezas, ou seja, dos pontos positivos e negativos, e das oportunidades e ameaças que o sindicato pode ter para seu crescimento ou das quais deve se defender.
As forças e oportunidades se referem ao ambiente interno do sindicato, enquanto que as fraquezas e ameaças são consequências da sociedade, do governo e do mercado de trabalho.
-
Objetivos e metas para o sindicato
Tendo a situação do sindicato definida, os administradores e gestores podem, agora, traçar os objetivos e metas para o sindicato dentro do seu planejamento estratégico, buscando o seu fortalecimento e crescimento.
Essa, sem dúvida, é a etapa mais complicada, já que envolve a discussão de ações que podem ajudar a entidade a chegar ao que pretende. Portanto, é preciso definir metas e objetivos de forma gradual, em longo prazo, criando metas para que sejam atingidas dentro de períodos determinados e usando indicadores que possibilitem mostrar o andamento dos serviços, definindo também possíveis alterações nas estratégias.
Por fim
Tendo um planejamento estratégico bem elaborado, o sindicato pode se organizar em torno de uma mesma meta, permitindo que as melhorias sejam mais rápidas e efetivas.