Plano de contas: seu aliado na gestão da lotérica. - DouraSoft do Brasil

Plano de contas: seu aliado na gestão da lotérica.

plano de contas

Você já ouviu falar em Plano de Contas? Sabe como ele funciona? Neste artigo, vamos conhecer mais sobre esta importante ferramenta a serviço dos gestores de empresa, e que pode ser decisiva para que muitos lotéricos possam tomar decisões mais assertivas na condução do seu negócio.

O que é um Plano de Contas?

Um plano de contas nada mais é do que um conjunto de contas que serve para direcionar e classificar os registros financeiros e contábeis de uma empresa. Ele também serve como baliza para orientar a criação das demonstrações contábeis da organização.

Pode parecer complicado, mas é bem simples… Tudo o que temos que fazer é classificar cada conta da empresa em categorias específicas previamente determinadas pelo plano de contas.

O plano de contas pode variar muito de empresa para empresa e, em nível de gestão, é até aconselhável que ele seja customizado para atender às demandas específicas para a melhor gestão possível de um negócio.

Porém, em contabilidade, temos alguma padronização como passamos a ver a título ilustrativo…

Em um nível mais básico, um plano de contas pode ser dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Custos e Despesas e, por fim, Receitas.

Dentro da categoria dos Ativos normalmente temos o Ativo Circulante, composto pelo caixa, pelas contas bancárias da empresa, pelas contas a receber e pelo estoque em geral, e o Ativo Não Circulante, formado pelas contas a receber, investimentos, ativos imobilizados (móveis, máquinas, terrenos…) e ativos intangíveis (marcas, softwares, patentes…).

Por outro lado, o passivo se divide em Passivo Circulante, composto pelos impostos e contribuições a recolher, contas a pagar e empréstimos bancários, Passivo Não Circulante, formado pelos empréstimos bancários, e Patrimônio Líquido, integralizado pelo capital social da empresa, e pelas reservas e prejuízos da mesma.

Em seguida, temos os Custos e Despesas, cuja subdivisão comporta os custos dos produtos, os custos dos serviços, as despesas operacionais (mão-de-obra, alugueis e encargos sociais) e as perdas de capital.

Por fim, temos as Receitas, que são compostas pela soma entre a receita líquida e outras receitas operacionais que a empresa porventura tiver.

O que um Plano de Contas pode fazer pela sua lotérica?

Um bom Plano de Contas oferece diversas vantagens para a gestão da empresa, podendo se tornar uma ferramenta estratégica para o planejamento e para a tomada de decisões.

Dentre os seus benefícios, o mais claro e imediato é a organização das contas, através da categorização. Isso permite compreender melhor a dinâmica empresarial, retratando a sua realidade.

Desta organização, advém outra vantagem quase que automática: uma visão mais ampla das finanças e da contabilidade do negócio, o que permite enxergar coisas que seriam difíceis de visualizar sem ter o plano de contas em mãos.

Além disso, o plano de contas tem como objetivo atender às necessidades de informação da administração da empresa. Desse modo, ele acaba ajudando a melhorar a qualidade das decisões tomadas pelos gestores do negócio, que podem a contar com esse suporte essencial.

Como se não bastasse, o plano de contas ainda tem importantes implicações fiscais, como é o caso da declaração de imposto de renda e, como revelamos anteriormente, ainda serve como instrumento contábil.

E então? A sua lotérica já possui o Plano de Contas dela? Não? Fique tranquilo, porque também podemos lhe ajudar nisso… Para saber como, entre em contato agora mesmo, ligando para (67) 2108-7007 ou envie-nos um e-mail para comercial@dourasoft.com.br.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.