Como utilizar relatórios para acompanhar os resultados da lotérica?

Como utilizar relatórios para acompanhar os resultados da lotérica?

Como gerar relatórios na sua lotérica? Como utilizá-los para conduzir a empresa com maior assertividade e segurança? A seguir, vamos explorar dois pontos muito importantes para que você possa usufruir de relatórios confiáveis e com o que há de melhor para lhe auxiliar em suas decisões gerenciais.

Consolide os dados, verifique se estão corretos

O primeiro passo para a utilização dos relatórios é saber se as informações nele presentes são confiáveis ou não. Você precisa saber se todo o processo é seguro e se os números realmente traduzem a realidade da lotérica.

Em alguns casos, fazer uma verificação dos registros é simplesmente impossível. Isso ocasiona uma falta de segurança que pode decorrer do método como estes itens foram lançados, ou mesmo por conta da insegurança do meio em que foram lançados.

Para efeitos de comparação, realizar o controle de uma empresa em um caderno de anotações que fica acessível a todos os colaboradores pode ser pior, em termos de eficiência, do que fazê-lo em uma planilha eletrônica no computador. Porém, se esta planilha também está acessível a todas as pessoas da empresa, fica igualmente difícil confiar nos dados ali disponíveis.

Repare que, em ambos os casos, tanto a planilha quanto o caderno, dependem de intervenção manual de quem faz o lançamento. Para ilustrar, se estivéssemos falando, por exemplo, do lançamento da receita total diária de uma lotérica, precisaríamos de alguém que iria realizar esta anotação no caderno ou na planilha. Esta operação, por si só, já abriria espaço para possíveis problemas e erros graves que poderiam distorcer totalmente os relatórios da lotérica.

O ideal seria que cada venda e cada compra fossem registradas individualmente, de modo automatizado, ao longo do dia. Por fim, com base nesses registros, seria ainda melhor que houvesse um cálculo igualmente automático dos valores totais, separando-os conforme o tipo de receita ou despesa.

O seu relatório pode ser totalmente inutilizado se você não tiver garantias quanto aos dados que o embasam, pois podem retratar um cenário que não está alinhado com a realidade da empresa em si.

Isso tudo parece bem complexo, certo? Mas pode ser facilitado se você adotar o AGIL como sistema de gestão da sua lotérica. Com o AGIL, todas as operações são registradas automaticamente e você poderá auditá-las a hora que desejar.

 Faça a análise dos dados e gere os relatórios

O segundo passo para o uso de relatórios para acompanhar os resultados da sua lotérica é a análise dos dados. No primeiro passo, consolidamos e verificamos a segurança dos mesmos, agora é hora de analisar tudo e gerar gráficos e outros meios para facilitar a compreensão do que ocorreu com a empresa ao longo de um determinado espaço de tempo.

A análise serve para interpretar os dados, transformando-os em informação de fácil entendimento para que o gestor da lotérica possa decidir pelo que é melhor para a empresa. Entretanto, existem somente dois meios para realizar tais análises:

  1. Ou você faz a análise manualmente, o que deverá levar horas e horas de muita concentração e disciplina;
  2. Ou você utiliza o AGIL e imprime todo e qualquer relatório de gestão da lotérica de modo rápido e prático, com as análises previamente realizadas e indicadores prontos para que você conheça a realidade no negócio em seus múltiplos aspectos.

Depois de tudo o que vimos até aqui, não é exagero afirmar que a utilização de relatórios é essencial nos dias de hoje, mas o seu uso somente vale a pena se você tiver o Sistema AGIL como o seu braço direito! Pense nisso e tome uma decisão inteligente ainda hoje, ligando para (67) 2108-7007 ou enviando-nos um e-mail para comercial@dourasoft.com.br.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.