fbpx

Como implementar relatórios para acompanhar os resultados da lotérica

relatórios

Relatórios da lotérica

Uma casa lotérica tem como produto principal a prestação de serviços e seu maior problema é a administração de dinheiro alheio. Assim, o lotérico deve conhecer e implementar relatórios que lhe possibilitem o acompanhamento dos resultados financeiros de sua empresa.

Implementar relatórios que permitam o acompanhamento de todos os resultados da lotérica atualmente é uma tarefa simples, não exigindo mais a utilização de planilhas de controle, muito mais passíveis de erros de lançamento e que exigem muito tempo para conferência e analise das informações.

A casa lotérica necessita, basicamente, de quatro relatórios gerenciais para que o lotérico tenha base para o seu plano de desenvolvimento dos negócios e tranquilidade para gerenciar todos os recursos, evitando perda de tempo e de dinheiro.

Os principais relatórios necessários para análise de desempenho de uma casa lotérica são os seguintes:

1.     Relatório de fluxo de caixa

O relatório de fluxo de caixa é o mais importante para apresentar o desempenho da lotérica, já que é através dos operadores de caixa que acontece todo o movimento financeiro diariamente. Trata-se de um dos principais relatórios para a gestão financeira de qualquer empresa e, para uma lotérica, de fundamental importância. Conhecer os detalhes do fluxo de caixa permite ao lotérico tomar as decisões mais acertadas para conduzir o seu plano de negócios.

2.     Relatório de operações diárias

Uma casa lotérica não apresenta somente entrada de dinheiro. É necessário também considerar a movimentação, a saída de dinheiro e as operações exigidas pela Caixa Econômica para garantir o bom funcionamento da empresa. O lotérico, ao conhecer as operações diárias, terá como garantir que sua empresa ofereça lucratividade em cada período de apuração, mantendo todos os registros de forma automática.

3.     Relatórios de lucratividade da lotérica

O desempenho de qualquer empresa é apresentado através de relatório de lucratividade no final de cada período de apuração. O lotérico pode escolher analisar esse tipo de relatório diariamente, semanalmente ou mensalmente, visualizando o real desempenho da empresa e evitando alocações de recursos indevidamente. Para o lotérico, manter sob rédeas firmes a sua empresa é um grande desafio, sendo apenas possível direcionar com o completo manuseio de seu rendimento.

4.     Relatórios de planejamento estratégico

Os relatórios gerenciais para a casa lotérica oferecem possibilidade de desenvolvimento de um planejamento estratégico para que a empresa tenha condições de crescer. Uma empresa sem plano de negócios estabelecido corre o risco de ser levada à falência, resultando em baixo desempenho e perda de lucratividade.

A melhor forma de implementar relatórios para a casa lotérica

A casa lotérica, para apresentar resultados positivos, deve dispor de um programa de gestão de loterias focado nas atividades da empresa. Um programa de gestão deve ser desenvolvido com as funcionalidades exigidas pelo tipo de atividade da empresa, garantindo ao lotérico manter sua empresa equilibrada, sem exposição a risco e sem descontrole administrativo.

A Dourasoft oferece o sistema AGIL, desenvolvido especificamente para a gestão de casas lotéricas, integrando todas as informações e garantindo melhor gerenciamento de todas as informações.

O sistema AGIL é um programa completo, fornecendo funcionalidades especificamente relacionadas com o controle financeiro e possibilitando ao gerente ou ao proprietário lotérico saber exatamente quando está sendo movimentado, o que está sendo movimentado, as sangrias diárias para sua gestão financeira, e, além disso, permitindo o fechamento do caixa em muito menos tempo, dando autonomia para que o lotérico tenha controle absoluto sobre suas movimentações.

Muito mais do que apenas um sistema de gestão, o AGIL é um programa destinado a garantir confiabilidade aos dados da lotérica, evitando problemas e erros comuns a qualquer gestão não informatizada.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

 

Os comentários estão encerrados.