Antes de tudo, veja que o operador de caixa de uma casa lotérica é um empregado registrado de acordo com a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, e tem todos os direitos e obrigações como qualquer outro trabalhador do comércio.
A princípio, a principal atividade de um operador de caixa é o atendimento ao cliente, mas, ao mesmo tempo, o operador de caixa deve ter conhecimento de informática, pelo menos segundo grau completo e, principalmente, muita simpatia e paciência para o atendimento.
Dessa forma, existem algumas coisas que o operador de caixa precisa saber e que podem ser detalhadas, como faremos a seguir:
1. Atenção ao cliente
Claro que este é o ponto mais importante para um operador de caixa. O atendimento ao cliente é o principal serviço oferecido pela casa lotérica e o cliente deve ter toda a atenção quando chega ao guichê para ser atendido. A atenção ao cliente exige que o operador de caixa preste atenção a ele, cliente, e não permaneça trocando ideias ou conversando com os operadores ao seu lado. Essa atitude demonstra falta de respeito para com o cliente.
2. Atenção ao dinheiro movimentado
A casa lotérica trabalha com dinheiro alheio, isto é, tudo o que entra e sai não pertence à casa lotérica e sim aos bancos, à Caixa Econômica Federal ou às contas dos próprios clientes. O operador de caixa deve manter o máximo de atenção aos valores movimentados, evitando erros no troco, conferindo se existem notas falsas e mantendo o seu caixa com valores corretos.
3. Seguir os procedimentos da empresa
Cada lotérico, como empresário, pode criar suas próprias normas de conduta e procedimentos e, desta forma, para oferecer o melhor de si, o operador de caixa deve cuidar para que todas as regras sejam cumpridas, mesmo quando se tratar de procedimentos que considera errados. Sendo assim, nesse caso não esteja contente com alguma coisa, o melhor a fazer é conversar com o superior e, na pior das hipóteses, procurar um novo emprego.
4. Conhecer o sistema com que trabalha
O conhecimento do sistema informatizado é de suma importância para prestar o melhor atendimento aos clientes. Por isso, o cliente, quando chega ao guichê, espera ser atendido rapidamente, com cortesia e educação e não pode ficar esperando soluções para um comando errado ou para uma falha do sistema que precisa de conhecimentos mais avançados.
5. Oferecer produtos aos clientes
O cliente sempre vai a uma casa lotérica com determinado objetivo, seja para comprar um bilhete da federal, uma tele-sena ou qualquer outro produto; para pagar contas ou fazer depósitos e saques; para jogar na loteria da caixa. E, sempre que vai à lotérica, pode estar pensando em fazer uma “fezinha” oferecida pelo operador de caixa. Portanto, o operador de caixa é quem se torna responsável pela oferta de produtos que estejam disponíveis, como um bolão da mega-sena acumulada ou uma aposta diferenciada.
Conclusão
O operador de caixa é, para a casa lotérica, a pessoa de maior importância, oferecendo o contato direto entre a empresa e o cliente. Para ser um operador de caixa eficiente além de todas as considerações já feitas, é necessário que o operador tenha a consciência de sua importância estratégica para a organização onde trabalha.
Por fim
Com seu trabalho, o operador de caixa torna-se um elo vital entre a necessidade do cliente e a sua satisfação, o que o torna uma figura emblemática, que deve ter os maiores cuidados no atendimento, sempre agindo com simpatia e cordialidade e oferecendo o melhor de si para a casa lotérica em que trabalha e para o cliente que estiver atendendo, independente de sua raça, cor, idade ou posição social.
Como resultado
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422