Backup: nunca mais perca informações da sua lotérica! - DouraSoft

Backup: nunca mais perca informações da sua lotérica!

fazendo backup da loterica

O que aconteceria se o principal computador da sua lotérica, aquele que guarda as informações mais relevantes, desse uma pane hoje? E se essa pane provocasse a danificação do disco rígido, tendo como resultado a perda completa de tudo o que havia armazenado ali?

Isso parece desesperador? Por mais triste e infeliz que isso possa parecer, precisamos ser realistas e conviver com o fato de que ninguém está realmente a salvo de uma situação dessas.

A boa notícia é que há como evitar que isso aconteça com a sua lotérica. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Os problemas e a solução: backup!

Existem três grandes grupos de problemas que podem ocorrer em um computador, culminando na perda completa dos dados:

1. Problemas no sistema operacional
2. Problemas de hardware e;
3. Como não poderia deixar de ser, os vírus.

No primeiro caso temos os erros no sistema operacional. Se você já teve um computador com uma versão um pouco mais antiga do Windows, vai se lembrar daqueles erros fatais que atormentavam a nossa vida com uma tela azul. Sim, erros como esses podem resultar na formatação completa do seu computador, com a perda de tudo o que havia armazenado ali.

Em seguida, temos os erros de hardware. Estes são representados pelo não funcionamento adequado de partes internas do computador. Temos estes como a placa mãe, a placa de áudio, o leitor de DVD/CD, dentre outros. Para o que estamos tratando aqui, não existe nada pior do que a queima do disco rígido (memória que armazena os nossos arquivos).

Por fim, temos a infecção por vírus, que chegam pela internet, pela rede interna, pelo pen drive, por CD’s e DVD’s, dentre outras muitas formas. Um bom programa antivírus, bem atualizado, pode lhe ajudar muito na prevenção de problemas. Isso é, mesmo que não elimine 100% das chances de contaminação do computador.

Diante de todas essas ameaças, a pergunta central é: o que fazer?

Faça Backups!

Para eliminar quase que por completo o risco de se perder todas as informações de qualquer computador, o procedimento mais recomendável sempre foi e continua sendo o “backup”. Em outras palavras, faça sempre uma cópia de segurança. Somente isso pode resguardar a sua lotérica de uma perda catastrófica de arquivos e informações.

Para colocar em prática esta empreitada, tenha mídias externas a seu dispor, como pen drives, HD’s externos, CD’s e DVD’s graváveis, dentre outras mídias. Já como opção mais atual, diante das facilidades que a internet nos proporciona, é o armazenamento de arquivos em nuvem.

Por fim, resta uma recomendação essencial: o backup deve ser feito com regularidade, pois, do contrário, você terá apenas copias antigas dos seus arquivos mais importantes. Procure um jeito de se recordar da tarefa do backup e evite ter que passar por esse estresse.

Backups automáticos

O Sistema AGIL, sistema exclusivo para a gestão de lotéricas desenvolvido pela DouraSoft, conta com um módulo para a realização de backups de modo simples e fácil. Desse modo, você não corre o risco de perder todas as informações da sua empresa e pode se sentir seguro.

O sistema faz cópias de segurança para que você jamais perca os seus dados. Esses backups podem ser enviados para até 3 e-mails diferentes definidos pelo usuário, ou podem ser realizados no computador local, salvos em um pen drive ou salvos da maneira como preferir. Deste modo, o Sistema AGIL garante segurança e a praticidade no armazenamento dos seus dados, eliminando as chances de perda de informações da lotérica.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.