Cliente nervoso? Saiba como lidar

Você já teve que lidar com um cliente nervoso? Com certeza essa não é uma tarefa fácil, por mais bem preparado que você seja. Clientes irritados são muito mais difíceis de agradar, sendo que eles podem se sentir frustrados com os seus serviços. Isso pode ser muito prejudicial para sua empresa, pois clientes detratores irão divulgar mal a outras pessoas o seu atendimento. 

Você já percebeu como esse tipo de cliente pode acabar prejudicando seus negócios. A verdade é que você não pode fazer nada para que eles não se irritem. No entanto, há maneiras para que você obtenha sucesso nas vendas para esses irritadinhos.

Atendendo bem a clientes nervosos

Um cliente estressado é capaz de desestabilizar toda a equipe fazendo que ela não saiba como lidar com a situação. Para que isso não aconteça, fique atento às dicas a seguir:

1) O cliente tem o direito de se irritar

Como dito acima, nada pode ser feito para evitar que o cliente se irrite, assim como é um direito dele. Aceite que o cliente tem a liberdade de se sentir irritado e busque entender os motivos de tal irritação. 

2) Não peça para que ele se acalme

É natural em uma discussão que você peça para a outra pessoa se acalmar. Contudo, essa atitude geralmente tem o efeito contrário, fazendo com que o cliente se torne mais irritado ainda. Portanto, o melhor é mudar o comportamento dele com o seu atendimento.

3) Mantenha um diálogo horizontal

Diálogo horizontal é quando você não passa a outra pessoa um ar de superioridade, mas de familiaridade. Faça com que o cliente sinta identificação pela empresa. Não confronte ou utilize sarcasmos e ironias. Isso fará com que o cliente te veja como um inimigo a ser combatido, e nenhuma proposta que você fizer será bem aceita.

4) Assuma a responsabilidade

Quando o cliente se mostra nervoso, é importante mostrar a ele que você e toda a sua equipe estão dispostos a solucionar o seu problema. Jogue a responsabilidade do conflito para você e faça o possível para ajudá-lo em sua questão. 

5) Mantenha a calma

Mesmo que o cliente se irrite, você deve sempre manter a calma. Lembre-se que a raiva do cliente não é direcionada a você, mas às suas insatisfações. Diante disso, seja profissional e busque solucionar o problema dele. Mesmo que a pessoa grite, fale baixo e constante para que ela se tranquilize. 

6) Seja paciente

As vezes a única coisa que um cliente nervoso necessita é ser ouvido. Ouça com atenção a tudo o que ele disser sem interrupções. Assim que ele terminar de lhe expressar suas emoções, tende tranquilizá-lo e esteja preparado caso ele venha a se estressar novamente.

Clientes nervosos são impulsionadores

Mesmo que você siga todas as dicas acima e que tenha obtido sucesso com seu cliente, você precisará de um tempo para se acalmar e refletir. Esse tempo é muito importante, pois com ele você poderá fazer uma análise da situação e identificar os pontos positivos e negativos do seu atendimento. Dessa forma, você estará mais preparado para outras situações semelhantes.

É certo de que você só conseguirá se manter calmo e estabilizado diante dessas circunstâncias se sua saúde emocional estiver bem equilibrada. Por isso, cursos de capacitação ensinando técnicas de atendimento ao público podem ajudar muito nessa tarefa. 

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