Como vender para diferentes tipos de clientes?

As pessoas são bastante diferentes entre si e, em alguns casos, uma mesma pessoa se comporta de uma maneira totalmente diversa da que se comportara em uma situação semelhante anterior. Esta constatação torna a vida de lotéricos e funcionários que lidam com o público um tanto quanto complicada, pois fica difícil prever o comportamento das pessoas e adequar o atendimento para garantir a satisfação da clientela em geral. A boa notícia é que existem técnicas específicas para vender para os mais variados tipos de clientes. Vamos explorar mais este assunto a seguir…

Os diferentes tipos de clientes

Toda pessoa e, portanto, todo cliente, tem algumas características padrões que costumam contribuir para que ele tenha um comportamento até certo ponto previsível em situações normais.

Apenas a título de exemplo, um cliente assíduo de uma lotérica costuma se comportar do mesmo jeito sempre que encontra as mesmas condições no interior da lotérica e sempre que o seu dia estiver normal.

Contudo, se este mesmo cliente entrar na lotérica em um dia em que há filas enormes a serem encaradas, justamente quando ele sente vontade de ir no banheiro e acabara de ser demitido do seu emprego, seu comportamento provavelmente mudará, tornando-se imprevisível.

E que fazer para estarmos preparados a toda esta variação?

Um cliente nervoso e estressado nos dá diversas pistas do que está sentindo quando ainda está na fila, ou quando dá o primeiro passo para adentrar na lotérica. Antecipando isso com um pouco de observação, um funcionário atento pode se preparar e dar a este cliente um atendimento apropriado às suas expectativas.

Do mesmo modo, existem aqueles clientes que são mais carentes e que, no fundo no fundo, o que querem é um pouco de atenção. Eles querem bater um papo e desabafar um pouco, e eles também nos dão diversas pistas do que querem, quando puxam conversa com o funcionário que está realizando o atendimento.

Flexibilidade…

Todas estas situações compõem um grande leque de informações que vão moldando o atendimento de uma empresa. Não é à toa que funcionários mais experientes sabem lidar melhor com situações de estresse, pois estão mais preparados e já vivenciaram situações semelhantes no passado.

Ter esta flexibilidade é essencial para lidar com o público e saber atender os mais variados tipos de clientes, o que será determinante para encaixar e adaptar o discurso de venda a cada novo atendimento realizado. É esta capacidade que será capaz de multiplicar os resultados, independentemente do tipo de cliente em si.

A necessidade de um cadastro de clientes

Com o tempo, alguns funcionários passam a conhecer alguns clientes mais fiéis nos mínimos detalhes, só que este conhecimento não pode ficar restrito somente a alguns colaboradores mais experientes, devendo ser transferido para um cadastro de clientes que permita registrar não somente os dados da clientela, mas detalhes que tornam cada cliente singular.

Por fim

O Sistema AGIL conta com um cadastro de clientes multiplicador de vendas que pode auxiliar qualquer lotérico nesta jornada de vender mais para os mais variados tipos de clientes. Tome uma decisão ainda hoje e venda mais, ligando para (67) 2108-7007 ou enviando-nos um email para comercial@dourasoft.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

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