Fechamento de caixa: como ser mais eficiente e rápido? - DouraSoft

Fechamento de caixa: como ser mais eficiente e rápido?

Fechamento de caixa

O fluxo de caixa de qualquer empresa é de longe um dos elementos mais importantes para o funcionamento da mesma. No caso de uma casa lotérica o processo não é diferente, por isso que é importante fazer um fechamento de caixa com precisão e eficiência a fim de garantir maior controle sobre o funcionamento do seu negócio.

Quando o fechamento de caixa da lotérica é realizado com eficiência o lotérico acaba ganhando um volume do registro das operações realizadas por seus colaboradores. Esses registros servem como base para planejamentos futuros ou para solução de problemas imediatos, como contas que não batem ou situações parecidas que necessitam da já mencionada precisão.

Nesse sentido, podemos dizer que o fechamento de caixa feito de forma errônea poderá prover uma série de problemas de curto, médio e longo prazo para sua casa lotérica. Uma empresa que os números não batem fica devendo para os clientes, funcionários e, o mais grave, pode acabar sendo atuada legalmente pelo governo mediante ao pagamento de tributos – o que será extremamente prejudicial para o negócio e para o seu gestor.

Todavia, por mais que o fechamento de caixa impreciso possa ser alarmante, não existe motivo para desesperos, porque existe uma solução prática para todos os seus problemas: o AGIL, o software de gerenciamento lotérico da DouraSoft.

Como o AGIL pode auxiliar o fechamento de caixa da sua casa lotérica?

Fechamento de caixa como ser mais eficiente e rápido

O AGIL, como mencionado anteriormente, é um software de gerenciamento lotérico, ou seja, um programa de computador utilizado para administrar uma casa lotérica. O AGIL foi desenvolvido com exclusividade para funcionar nesse tipo de negócio. Essa é a primeira vantagem para o uso do produto, que otimiza boa parte das funções pertencentes a uma casa lotérica, desde o fluxo de caixa ao controle do estoque de produtos.

Entretanto, nos concentrando nos benefícios diretos para o fechamento de caixa com o AGIL, temos que começar dizendo que o software faz a emissão periódica de registros durante o dia. Esses registros são feitos mediante a qualquer tipo de operação financeira realizada pelo programa, podendo ser relacionado a depósitos, pagamento de contas, jogos, compra de bilhetes e assim por diante.

Seguindo a ordem de acontecimentos, o AGIL, no fim do expediente, utilizará as sangrias para o fechamento de caixa. A tecnologia, que faz uso das informações precisas de quantidades e valores, utilizará os números dessas sangrias para fazer o fechamento de caixa eficaz, sem preocupações em relação a fatores humanos que possam ser prejudiciais. E, além disso, com tempo e prática o operador poderá fechar o caixa com a mesma eficiência em míseros dois ou três minutos.

Se o lotérico quer um fechamento de caixa com qualidade e precisão, é com o AGIL que ele sempre deve contar.

Dicas adicionais para organizar o fluxo de caixa da sua lotérica

  • Instrua bem seus funcionários: Os seus colaboradores, em especial os operadores de caixa, são responsáveis diretos pelo fluxo de caixa da lotérica. Se eles forem bem instruídos, inclusive sobre o uso do AGIL, você não terá problemas para a administração da empresa;
  • Conheça os termos técnicos: Os termos técnicos podem ser confusos se você não souber interpretá-los. Estudar a respeito vai ajudar você a se posicionar melhor no gerenciamento de finanças, evitando erros e possíveis equívocos administrativos;
  • Mantenha os registros das operações: Mantenha os registros salvos para uso e conferências futuras. O AGIL faz isso por você, até mesmo faz um backup diário, semanal ou mensal (de acordo com sua preferência);
  • Organize por setores e operações: Ao organizar a movimentação do dinheiro por setores, e diferenciando os tipos de operações mediante ao fechamento de caixa, você terá melhor controle sobre as ações, como um catalogo organizado da prateleira de uma biblioteca.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.