Muitos empresários lotéricos ainda tem certa resistência em investir mais nas estratégias de marketing. Porém, mesmo que a casa lotérica seja um serviço essencial, ainda se faz necessário contar com o marketing offline e online.
As estratégias de marketing offline permanecem sendo importantes para o seu negócio, mesmo nesse período extremamente digital. Inclusive, conseguem ser mais relevantes para as lotéricas do que as estratégias de marketing digital.
Porém, como pôr em prática o marketing tradicional levando em conta a realidade das lotéricas? Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre esse assunto!
Quais são as principais estratégias de marketing offline que pode aplicar na sua casa lotérica?
“Por acreditarem que as técnicas de marketing são feitas para as grandes empresas, os empresários acabam trabalhando pouco elas no ambiente lotérico.”
Muitos empresários acabam pensando que a caixa lotérica, por ser um serviço essencial, não precisa utilizar das técnicas de marketing. Porém, o marketing offline permanece sendo muito necessário para o ambiente lotérico.
Afinal, ele está presente desde a faixa ou cartaz colocado na fachada da lotérica até o plano de fidelidade da sua empresa. E ele existe porque é a melhor maneira de gerar novos clientes nos arredores da casa lotérica.
Pensando nisso, confira agora algumas estratégias de marketing offline!
1. Flyers
Os flyers são a principal ferramenta no marketing tradicional, pois servem para colocar as pequenas empresas no radar do mercado. Em boa quantidade, podem ser entregues em diferentes pontos do bairro para clientes em potencial.
No caso das nossas empresas, uma forma de utilizar isso com grandeza é entregar diretamente no setor financeiro de empresas ao redor das nossas casas lotéricas. uma dica relevante aqui é realizar o cadastramento destas empresas e enviar informações de lembretes de pagamento de contas específicas do período como é o caso principalmente e não limitado de impostos.
2. marketing offline – Brindes
É interessante surpreender os clientes mais tradicionais da lotérica, que nunca esperam que uma unidade realmente os presenteie. Não precisam ser brindes bem elaborados: podem ser canetas, chaveiros, Ou por incrível que pareça um maço de volantes das nossas loterias (Exemplo: coloque 3 volatantes de cada jogo), etc.
Ao presentear os clientes, você acaba gerando uma lembrança positiva neles e aumentando a chance de retorno.
3. Telefonar para clientes (ou enviar mensagens de voz) se trata de um marketing offline
No marketing digital, é comum que se entre em contato com os clientes pelas redes sociais e por e-mail. No marketing offline se tem a mesma coisa, mas por telefone, para avisar sobre:
- Produtos, como os jogos lotéricos
- Serviços, como os serviços bancários e financeiros
- Novidades (Jogos acumulados)
Claro que o cliente deve estar em acordo com esse contato, tendo previamente disponibilizado as suas informações!
4. marketing offline – Plano de fidelidade
É possível promover um plano de fidelidade dentro da caixa lotérica, principalmente envolvendo os bolões. Um exemplo é o cartão fidelidade: a cada R$ 300 em bolões, você recebe um jogo de outra loteria de menor valor.
Ou com 15 cotas de determinado bolão, você troca por um brinde surpresa. Nessa tática simples do marketing tradicional, você conquista o interesse e fideliza o cliente!
5. marketing offline – Parcerias estratégicas
Como empresário lotérico, você deve pensar em como usar as lojas nos arredores ao seu favor. Ao construir relacionamento com os outros empresários, você pode promover melhor o seu nome através deles.
6. marketing offline – Merchandising
É importante chamar a atenção do consumidor para produtos lotéricos específicos através de instrumentos mais chamativos. Ao instalar um painel de LED com os principais jogos, fica mais fácil atrair os apostadores que passam por ali.
7. Promoções
Com os clientes cadastrados no seu sistema, é possível ter em mãos o histórico de apostas deles. Com base nisso, você pode criar promoções para aumentar a taxa de retorno desses clientes para a lotérica.
Por exemplo, você pode oferecer a cota de um bolão para os clientes que mais compram, determinando um limite das apostas. Claro que isso só será oferecido para os clientes que tem o histórico de apostar em bolões.
Trata-se de uma estratégia de marketing offline simples, mas inteligente, para cativar os clientes.
8. Criação de eventos
A criação de eventos é uma estratégia de marketing bem tradicional, pois relaciona o seu nome com eventos culturais e esportivos importantes. Basicamente, a sua lotérica está contribuindo mais para a sociedade, o que aprimora sua imagem.
Conclusão
Para o sucesso da empresa, é importante contar com o marketing digital e o tradicional. O tradicional acaba sendo mais impactante, pois a lotérica tem uma imagem mais local, se voltando para a rua e o bairro onde reside.
De qualquer forma, você deve contar com todas as estratégias de marketing que forem necessárias. Combine o melhor do marketing offline e do online para aumentar o alcance da casa lotérica!
Para entender e conhecer a realidade do seu negócio, o empreendedor precisa saber exatamente o que acontece com as finanças de sua empresa.
Conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!