Níveis de acesso à informação. Quem pode e quem está tendo acesso?

Manter as informações sensíveis de forma sigilosas, é uma das atitudes mais importantes para a administração de um empreendimento. Na casa lotérica em especial, isso não é diferente.

As informações de um estabelecimento são ativos vitais, são a alma de qualquer negócio. Não apenas para mantê-la em destaque frente a concorrência, mas também para a tomada de decisão do lotérico ser feita de forma rápida e objetiva, principalmente nos quesitos gestão de segurança.

Nas próximas linhas quero apresentar sobre como você pode fazer para proteger as informações do seu estabelecimento, através dos níveis de acesso de dados.

O que são níveis de acesso dentro de uma lotérica?

Uma empresa pode ter 5 níveis de acesso de informações, sendo eles: informação secreta, confidencial, restrita, interna e pública.

  • A informação confidencial é um dos níveis de acesso abrange somente o dono da lotérica e colaboradores que precisarão dessa informação para elaborar algum tipo de tarefa, o mesmo vale para a informação restrita que é liberada apenas para os colaboradores que necessitam desta informação.
  • Já a informação interna pode ser acessada apenas pelos colaboradores daquela unidade lotérica, normalmente o conteúdo desta informação é referente à assuntos técnicos e organizacionais do estabelecimento.
  • E as informações públicas são as que qualquer colaborador tem acesso. O problema é que em algumas lotéricas, todas informações acabam tornando-se públicas pelo fácil acesso em que elas estão.

Por que proteger as informações na casa lotérica?

  • Evitar o pânico

    Os níveis de acesso dentro de uma casa lotérica, servem para que os funcionários não se sintam ameaçados frente à alguma informação. Recentemente, os lotéricos sofreram com o problema das licitações – que já está sendo solucionado. Imagine como seria se todo o funcionário da lotérica abrisse o sistema e observasse informações financeiras (Lucratividade, valor movimentado) e mensagens confidenciais sobre isso? O caos poderia se espalhar, comprometendo o funcionamento do estabelecimento.

  • Concorrência

    Existem algumas informações que mantem a sua lotérica em destaque sobre as demais. Essa informação sigilosa deve ser guardada, existem dados que comprovam que cerca de 62% dos colaboradores vazam dados sigilosos da empresa, algumas vezes sem perceber. Para que isso não aconteça na sua lotérica, é interessante utilizar um sistema que controle os níveis de acesso destas informações.

  • Perda da informação

    Se qualquer um tem acesso a uma informação, dependendo de como ela é registrada, fica muito fácil de perder ou adulterar essa informação. Isso acontece principalmente em arquivos de word e planilhas de excel.

 

Como evitar essas situações?

Para evitar a perca de dados importantes, é necessário que você utilize um sistema que facilite o armazenamento destes dados e que te disponibilize uma função de níveis de acesso destes dados.

O AGIL, software da DouraSoft, tem um mecanismo de criação de usuários em que se define qual é o nível de acesso de cada um, de modo que cada um tenha acesso somente aos itens de sua competência.

No sistema existe uma opção de usuários. Onde é possível cadastrar e editar qualquer colaborador dentro do sistema. Ou seja, os funcionários e colaboradores da sua casa lotérica, precisarão ser autorizados por você para conseguirem visualizar as informações que você escolher. Através de senhas e de nome do usuário, o sistema AGIL possibilita que os dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas.

Como funciona o sistema AGIL?

AGIL – Permissões – Você comanda sua empresa – LotéricaDouraSoft.

Viu como é simples? Com apenas alguns cliques você deixa sua casa lotérica protegida, dando permissão para que apenas os colaboradores que irão utilizar aquela informação consigam visualizá-la.

Em matéria de sistema de gerenciamento de lotérica, o AGIL se destaca. Além de possuir ótimo preço, possui um canal de atendimento onde você pode fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

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Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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