Como superar o uso de smartphone no trabalho, e o que fazer em último caso?

Como superar o uso de smartphone no trabalho

Os funcionários da sua casa lotérica costumam ficar muito tempo utilizando smartphone durante o horário de trabalho? Você, como um ótimo patrão, precisa saber qual a melhor forma de conduzir seus funcionários para que a lucratividade da sua empresa não seja comprometida.

 

Por que o uso do smartphone pode se tornar um problema?

smartphone-no-trabalho

Imagine a cena: a sua unidade lotérica está cheia de clientes e você nota que um caixa está parado, a fila não anda. Motivo: a funcionária está usando o smartphone durante o expediente. Essa situação pode não só diminuir a lucratividade da sua lotérica, como fazer com que vários clientes acabem indo para outros estabelecimentos.

É comum existir algumas casas lotéricas que ficam localizadas com pouca distância uma da outra, no mesmo bairro. E uma forma de manter os clientes no seu estabelecimento é fazendo um atendimento rápido e diferenciado.

O uso do smartphone de forma excessiva pelos funcionários pode ser um problema muito grave. Se você perceber que isso está acontecendo na sua casa lotérica, é importante conversar com toda a sua equipe.

Fazer reuniões e mostrar para os seus funcionários que eles próprios podem ser prejudicados com o uso excessivo do smartphone, isso é uma atitude que pode gerar efeitos positivos.

Antes de tomar qualquer atitude drástica, garanta que os funcionários entendam a gravidade do problema. Fale com eles de forma educada, mas mostrando que se não houver uma mudança da parte de todos você terá que tomar uma medida drástica.

Para fazê-los lembrar disso diariamente, você pode colocar avisos na parte interna na casa lotérica, ou seja, na parte que só os funcionários estão. Coloque algo como: “use o smartphone de forma inteligente”. Para que eles saibam que podem utilizar o telefone em momentos de emergência, mas não de forma desmedida.

 

O que fazer se meus funcionários continuarem usando smartphone em horário de trabalho?

smartphone-no-trabalho

Nos casos extremos, você pode sim proibir o uso do smartphone no horário de trabalho, e pode até pedir que eles deixem o celular e outros equipamentos eletrônicos dentro do armário durante o horário de trabalho.

O ideal é que você use o manual de normas internas da casa lotérica para colocar a regra de boa conduta dos funcionários durante o horário de trabalho.

Atualmente, esse assunto tem sido muito discutido por vários empregadores no mundo inteiro e até mesmo levou um funcionário e o patrão a julgamento em Santa Catarina. Veja a seguir um trecho do julgamento ocorrido sobre o assunto no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina:

 

EMENTA:

“RESTRIÇÃO AO USO DE TELEFONES CELULARES NO HORÁRIO DE LABOR. PODER DIRETIVO DO EMPREGADOR. A proibição do uso de aparelho celular pelo empregado, no período em que está laborando, está inserida no poder diretivo do empregador, porquanto tais equipamentos permitem que a qualquer momento o trabalhador interrompa suas atividades profissionais para dedicar-se a questões particulares, nem sempre de caráter urgente, desviando sua atenção. A interferência na concentração gera não apenas uma interrupção dos serviços, mas também pode provocar acidente de trabalho, pondo em risco a integridade física dos trabalhadores envolvidos na tarefa. ”

 (Ac. 3ª T. Proc. RO 0000852-84.2011.5.12.0032. Maioria, 20.03.12. Rel.: Juíza Maria de Lourdes Leiria. Disp. TRT-SC/DOE 30.0312. da de Publ. 02.04.12).

 

Como você pode ver, você como patrão pode sim restringir o uso dos celulares durante o horário de trabalho. Mas isso pode ter efeitos colaterais, como deixar os funcionários revoltados.

Então, essa medida deve ser utilizada somente em última instancia. O ideal é que você converse com os seus funcionários e tente resolver o problema, afinal, emergências podem acontecer.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta