Script de cobrança: como criar o roteiro ideal para a sua empresa

script de cobrança

No momento de se comunicar com os clientes que estão com pagamentos atrasados, optar por utilizar um script de cobrança é uma excelente maneira de manter uma conversa agradável e direcionar para o objetivo principal.

Fazer um investimento em scripts de cobrança bem elaborados, é abrir as portas para o sucesso nas negociações com os clientes. 

Por isso, no artigo de hoje, separamos tudo que você precisa saber para fazer um script de cobrança ideal para a sua empresa. Continue lendo!

Script de cobrança: o que é e sua importância

Cobrar clientes não é uma tarefa simples e nem apenas avisar o valor da dívida em aberto. A cobrança é um momento complexo e precisa de várias estratégias específicas para não ofender o cliente e nem constrangê-lo.

Assim, de uma forma simples e fácil, o script de cobrança é um tipo roteiro para as mensagens que serão enviadas para os clientes que estão atrasados no pagamento, podendo ser cobranças, alertas, lembretes e outros.

Mas por que optar por um script de cobrança é importante?

Sem um script de cobrança, os seus funcionários podem ficar perdidos na hora de cobrar os clientes e seria necessário contratar novas pessoas para executar essa etapa. É aí que entra a importância do script de cobrança!

Com um script de cobrança já estruturado, seus funcionários sabem como proceder na hora de cobrar clientes, sem qualquer risco de ofender ou constranger. Além disso, o script ajuda a otimizar os processos de cobrança, pois utiliza uma maneira objetiva e simples de cobrar.

Logo abaixo, nós te mostraremos o que não pode faltar na hora de fazer um script de cobrança. Confira!

O que não pode faltar em um script de cobrança?

Pode ser que a sua empresa não tenha experiência na criação de scripts de cobrança. Por isso, é necessário que você fique atento a alguns detalhes fundamentais.

Veja alguns pontos que não devem ficar de fora em um script de cobrança:

  • Apresentação de alternativas para solucionar a dívida
  • Verificação dos dados dos consumidores
  • Apresentação do funcionário pelo nome da empresa
  • Negociação de acordo com a situação do cliente
  • Dados e informações completas sobre o tempo de atraso, os juros e outros detalhes
  • Realização do acordo e confirmação da proposta.

Aprenda agora a como montar seu script de corbrança do zero

Nesta ocasião, que você sabe o que é um script de cobrança e os principais detalhes que não podem faltar, chegou o momento de colocar a mão na massa e criar o seu próprio script. Veja abaixo:

Entenda o público e seus comportamentos

Se você está cobrando o mesmo cliente pela segunda vez, é essencial lembrar o que ocorreu da última vez, bem como lembrar como o consumidor reagiu. 

Compreender os comportamentos dos clientes é importante para abordar de forma mais objetiva e simples, além de preparar a sua equipe para qualquer tipo de resposta ou possíveis reações.

Escolha os meios de comunicação

Pesquise em qual meio de comunicação o seu público está mais presente e utilize-o. Atualmente, existem muitas possibilidades de canais de conversa, basta escolher o ideal e criar suas estratégias de cobrança. Assim sendo sms, WhatsApp, telefonemas, e-mails ou o que desejar.

Seja flexível com a realidade dos consumidores

O script de cobrança precisa ser feito de acordo com a realidade dos consumidores e o tipo de serviço escolhido, por isso, ser flexível é a melhor opção. É provável, usar as vantagens dos produtos para argumentar e direcionar o cliente ao pagamento do valor cobrado. Você pode optar por oferecer novas formas de pagamentos, incentivos e outros.

Utilize réguas de cobrança

A régua de cobrança é um dos principais processos para definir os pontos de contato com os clientes, a princípio com base nos canais que mais utilizam no dia a dia.

A régua de cobrança é uma excelente opção, pois ela ajuda a direcionar a equipe de funcionários na hora de realizar a cobrança. Ela é essencial para otimizar o tempo, as etapas da conversa e deixar a abordagem mais simples.

Tenha prazos para negociações com os clientes

No momento da abordagem com os clientes, é normal que ele tente evitar o pagamento ou adiar para outros dias, fazendo a dívida durar mais tempo. Para que isso não ocorra de maneira alguma, estabeleça prazos de negociações com eles e deixe bem claro os prejuízos que o atraso do pagamento pode trazer.

Estabeleça algumas regras

Dependendo da situação e da dívida do cliente, a empresa precisa ser mais rigorosa e definir prazos e regras para os atrasos. É necessário definir os possíveis acordos, limites e datas.

Automatize os processos com uma parceria especializada

Pode ser que aconteça, que com a cobrança manual, as chances de ocorrer esquecimento e erros aumentem muito. Isto é, investir em uma plataforma de cobrança automática pode tornar essencial para agilizar todo o processo e garantir a segurança nas transações feitas.

Desse modo, conheça um pouco mais sobre a plataforma de cobrança da DouraSoft Assinaturas!

Nela, você encontra a melhor gestão de cobranças e gerenciamento do financeiro de qualidade para sua empresa. Com a ajuda da cobrança e pagamento recorrente, fica muito mais fácil automatizar os processos e relações com os clientes.

Além disso, aqui é possível definir e criar lembretes para serem enviados diretamente nos canais de comunicação de que seus clientes mais usam. Assim, eles ficam mais atentos às datas e prazos de vencimento.

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