Turnover em lotérica, como lidar?

Você sabe o que é Turnover e como ele interfere na sua empresa? Turnover é um índice que mede a rotatividade de funcionários nas instituições. Para que sua lotérica se mostre com saúde organizacional, é preciso manter esse índice o mais baixo possível. Isso porque, o aumento no nível de demissões gera muitos gastos para a empresa, assim como de admissões. 

Reduzir o Turnover é muito importante, pois perder funcionários capacitados e treinados é bastante prejudicial. Contratar e treinar novas pessoas é uma tarefa exaustiva, tanto financeiramente como emocionalmente. 

Resumir a zero essa taxa também não é o adequado, pois uma rotação de funcionários feita de maneira natural e saudável fará bem para sua lotérica. Sendo assim, é preciso buscar o equilíbrio. Nesse artigo, veremos as principais causas que ocasionam o aumento do Turnover, o que isso acaba gerando e o que pode ser feito para se evitar.

Causas para a elevação do Turnover 

Há diversas causas que levam à elevação do Turnover. Muitas podem ser controladas e amenizadas pela própria empresa, mas há também aquelas que não estão sob controle. Vamos conhecê-las abaixo.

Dentre as causas que podem ser controladas, temos más condições de trabalho; salário insatisfatório; treinamento desqualificado; problemas internos de relacionamento; gestores incompetentes; e baixa valorização pessoal. É muito importante que gestores estejam atentos a esses quesitos, avaliando sempre a motivação dos seus funcionários. Perceba qual tem sido o nível de satisfação deles. Dessa forma, a taxa de Turnover poderá ser bastante reduzida. 

Há também causas que estão ligadas ao desempenho do próprio funcionário. Essas são mais difíceis de serem controladas, como baixo rendimento; insatisfação pessoal; falta de experiência; e deterioração do clima organizacional. E, além dessas causas, há também aquelas que não podemos controlar, como mortes e doenças, e aquelas que são exteriores à empresa, como perdas de talentos para a concorrência. 

Portanto, a partir da exposição anterior, percebemos que a maioria das situações podem ser controladas pelos gestores das empresas. 

Consequências 

Há muitas consequências que podem ser citadas. Existem aquelas de cunho financeiro e de tempo, onde muito será gasto com organização de papéis, contratações e treinamentos. Há também consequências como a queda de produtividade, o acúmulo de tarefas pela equipe e a redução da qualidade na prestação de serviços, já que o time terá sido reduzido temporariamente. 

Quando um funcionário sai da empresa, ele leva consigo experiência, conhecimento sobre o funcionamento do sistema e contatos com os clientes. Portanto, é muito prejudicial quando há um elevado número de demissões.

Estratégias para reduzir o Turnover 

1- Aprimore o processo seletivo

A fim de reduzir Turnovers, é fundamental que o processo seletivo para contratação de novos funcionários para sua lotérica seja bem executado. Analise se seu candidato realmente se encaixa com o perfil da sua empresa e com a vaga que ocupará. Certifique-se de que ele compreende suas funções e seus benefícios antes do contrato. Uma boa opção pode ser contratar uma equipe especializada em seleção de funcionários. Eles conseguirão avaliar mais acertadamente se aquele indivíduo é ou não a melhor opção para a sua lotérica. 

2- Crie um plano de carreira

Planos de carreira são muitas vezes desvalorizados por proprietários de pequenas empresas. No entanto, instituir esses planos pode diminuir muito o índice de Turnover. Isso acontece porque, quando o funcionário enxerga oportunidades de crescimento dentro da instituição, ele se sente mais seguro e estimulado a continuar na empresa. Portanto, crie um plano de carreira, levando em consideração privilégios para a lotérica e colaboradores. 

3- Capacite seus funcionários 

Promover cursos de capacitação para seus funcionários aumenta a produtividade do time, assim como coopera na redução do Turnover. Com seus funcionários sentido-se mais valorizados, é certo de que eles irão querer continuar com você por mais tempo.

4- Ofereça benefícios 

Além de salários satisfatórios, os servidores estão em busca de melhores benefícios. Portanto, ofereça extras como vale alimentação, vale cinema e confraternizações. Isso aumentará a sensação de bem-estar do seu time. 

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