4 vantagens de usar gráficos na gestão de lotéricas | Blog DouraSoft

4 vantagens de usar gráficos na gestão de lotéricas

4 grandes vantagens de usar gráficos na gestão de lotéricas

O uso de gráficos para analisar resultados e encontrar soluções para os mais diferentes tipos de problemas empresariais tem sido cada vez mais difundido nos dias de hoje. Diversas empresas estão utilizando das muitas vantagens que os gráficos possuem em relação a outros instrumentos de análise, e isso não é diferente na gestão de lotéricas.

E você? Tem utilizado os gráficos para analisar os resultados da sua lotérica? Como você vem analisando os dados da sua empresa?

Com a finalidade de lhe auxiliar a descobrir mais sobre as vantagens da utilização de gráficos como ferramentas facilitadoras da gestão de lotéricas, passamos a analisar o que eles têm a oferecer de melhor…

Gestão de lotéricas: Gráficos x Tabelas

 A prática tem mostrado que muitas lotéricas contam somente com tabelas e planilhas complexas na sua gestão. Essas ferramentas normalmente estão abarrotadas de informação e somente quem trabalha com elas diariamente, realizando os lançamentos e atualizações, consegue se encontrar em meio à enorme quantidade de registros e dados.

Pare para pensar: como tomar uma decisão eficaz e de qualidade tendo que analisar tabelas com centenas de milhares de informações de itens todos os dias?

É exatamente diante de problemas como este que o uso de gráficos se impõe, já que permitem a fácil visualização dos dados e dos problemas. Assim sendo, ainda que você se utilize de tabelas, a conversão de parte delas em gráficos pode ser um fator essencial para se ganhar preciosas horas de trabalho e muita eficiência.

Gestão de lotéricas: as 4 maiores vantagens do uso de gráficos

– Visualização agradável dos dados e resultados

 A primeira grande vantagem do uso dos gráficos, é que eles proporcionam uma visualização muito mais agradável dos dados, dos resultados e da séria histórica de registros.

Com gráficos, fica mais fácil visualizar o comportamento das vendas da sua lotérica ao longo dos últimos meses, por exemplo. Você pode saber se o movimento está aumentando ou diminuindo, e até identificar alguma sazonalidade, ou seja, os meses em que o movimento tende a ser mais fraco ou mais forte.

– Análise de dados facilitada

 Justamente por ser mais agradável, o uso dos gráficos termina facilitando a análise dos dados que se apresentam de modo visual. Através dos gráficos, fica fácil visualizar, por exemplo, uma queda pontual das vendas ou mesmo um aumento de faturamento.

Com base no que se pode constatar visualmente pelo gráfico, o gestor poderá aprofundar a sua análise e descobrir os motivos que conduziram a lotérica àquele desempenho, seja positivo ou negativo.

– Sintetização de dados

 Como se não bastassem as vantagens anteriores, os gráficos permitem que o lotérico enxergue a evolução dos dados de modo sintetizado. Você pode ter meses e meses de registros resumidos em um gráfico de fácil entendimento e compreensão.

Para se ter uma ideia, basta pensar nos dados financeiros da lotérica… Um ano terá milhares de registros sobre as receitas e despesas da empresa, mas poderá ser resumido em uma imagem gráfica, que provavelmente ocupará meia folha de papel. Como se pode ver, não tem como ser mais simples do que isso!

– Fácil identificação de problemas e respectivas soluções

 Por fim, como consequência de todas as vantagens vistas anteriormente, não poderíamos esquecer o fato de que fica muito mais fácil identificar problemas e, em seguida, propor soluções para os mesmos.

A própria forma como os gráficos são desenvolvidos, explorando cores e formatos variados, propicia a geração de ideias, que podem se transformar em excelentes soluções para os diversos problemas expostos nos próprios gráficos.

Tendo todas estas vantagens como premissa e pensando na importância do uso dos gráficos para a profissionalização da gestão de lotéricas, a DouraSoft inseriu uma enorme variedade de gráficos em seu sistema: o AGIL. Descubra mais vantagens que o AGIL pode proporcionar, ligando agora para (67) 2108-7007.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.