Lotéricas são empresas especiais, regidas por leis e condições especiais. Porém, as especificidades que dominam o mundo das casas lotéricas não afastam a necessidade que todas elas têm de se planejar.
Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas importantes para que você possa criar um planejamento estratégico de alto impacto para a sua lotérica, de modo que ela possa alcançar resultados cada vez mais elevados.
Dica 01: integre a equipe no processo de planejamento estratégico
Um erro muito comum no processo de planejamento estratégico (leia mais sobre) reside na ação do gestor em desenvolver o plano da empresa de modo isolado. Basicamente, o gestor toma para si a responsabilidade de planejar, isola-se em uma sala e lá, entre quatro paredes, cria o plano da organização.
Esta não é uma forma integradora de desenvolver o planejamento estratégico de um negócio, já que os colaboradores mais importantes do negócio acabam ficando de fora e não se sentem parte daquilo que lhes fora apresentado ou imposto.
O melhor caminho para a integração de toda a equipe é permitir que os seus membros participem da criação do plano e possam opinar, ainda que nem todas as suas sugestões sejam aceitas. Isso permitirá maior envolvimento e todos terão a oportunidade de compreender a razão de ser de muitas coisas que antes eram incompreendidas.
Dica 02: defina os objetivos e as metas
Planejar sem definir metas é o mesmo que desenhar uma rota sem estabelecer um destino. Todo planejamento estratégico deve ser parametrizado com metas e objetivos de curto, médio e longo prazos.
Esses objetivos e metas devem ser monitorados ao longo do tempo. Assim, o lotérico terá condições de saber se tudo está caminhando como se esperava e se é necessário fazer algum ajuste de percurso.
Existe, porém, um ponto que merece especial atenção e destaque aqui: não foque somente nos objetivos e metas financeiras, pois eles costumam ser o reflexo do desempenho operacional da lotérica. Assim, quando o operacional vai bem e todos se esforçam como precisa ser feito, naturalmente as finanças acompanharão este ritmo.
Dica 03: deixe claro como serão realizados os controles e o monitoramento
É nos controles e no monitoramento que reside o erro mais comum do planejamento estratégico e o motivo disso é bem simples…
Quando se fala em planejar, a maior motivação reside na definição dos objetivos. Ocorre que, quando pensamos somente nos objetivos, nos esquecemos de como eles serão alcançados. Consegue compreender a importância do “como”?
Muito além de um passo a passo, ou a definição das tarefas e atividades que precisam ser executadas para que um objetivo seja alcançado, o “como” deve incluir os controles necessários para que o gestor possa saber se está no caminho certo ou não. De igual modo, também é preciso definir como serão realizados a manutenção e o monitoramento regular desses controles, sob pena de abandoná-los quando menos se espera.
Dica 04: execute o que foi planejado com dedicação e disciplina
Sem disciplina e dedicação para a sua implementação e para a sua execução, um excelente planejamento estratégico não passa de algumas folhas de papel em cima da mesa ou, o que é ainda pior, um maço de papel abandonado dentro de uma gaveta qualquer.
Ao contrário do que alguns imaginam, o planejamento estratégico deve ser vibrante e dinâmico. Ele deve ser alterado quantas vezes forem necessárias. Tudo pela busca de melhorias e maior alinhamento entre o que foi planejado e a realidade da lotérica. Não se pode ignorar isso, ou toda a criação do plano terá se resumido em puro desperdício de recursos e de tempo. Dedique-se!
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422