Audiência Pública sobre os idosos e os jogos

jogos-de-azar

jogos-de-azarOs jogos de azar têm sido amplamente discutidos nos últimos tempos. Enquanto uns apoiam a ideia de que precisam ser legalizados, outros discordam. Entretanto, a Comissão especial criada para analisar a regulamentação dos jogos no país, discutiu em uma audiência pública que os jogos devem ser regularizados e parte do valor arrecadado deve ser destinado aos idosos.

Outro fato importante sobre isso é que a maior parte das pessoas que gostam de jogos, como o bingo, são os idosos. Tendo isso em mente, nada mais justo dizer que se os jogos forem legalizados, deverá ser feito um investimento público para que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida.

Jogos recebem aprovação no senado

Nesse mês de dezembro os defensores da legalização dos jogos têm muito o que comemorar, já que além de ser aprovado pela câmara dos deputados, o senado também aprovou o PLS 186/2014. A proposta é de que seja permitido a operação de cassinos online e complexo integrado de lazer; bingos online e presenciais; jogos eletrônicos e jogo do bicho.

A aprovação destes jogos foi uma etapa importante para o país. A expectativa é positiva, espera-se que até o meio de 2016 os jogos de azar já estejam legalizados no Brasil.

Durante o processo de aprovação do projeto de legalização dos jogos no senado, foi importante a atuação dos senadores Ciro Nogueira, Benedito de Lira, Blairo Maggi, Otto Alencar e Antonio Anastasia.

Como os jogos vão influenciar no país

Os jogos de azar já existem em vários país de forma legalizada, e aqui no Brasil acaba ocorrendo ilegal. A questão que não quer calar é: se esses jogos funcionam e dão certo em países como França e Estados Unidos, por que no Brasil isso seria diferente? Essa foi uma das perguntas comentadas por Otto Alencar no discurso dos senadores após a aprovação do PLS 186/2014 pela Comissão Especial.

A influência da legalização dos jogos no país será imensa, a começar pela melhoria de vida dos trabalhadores que já fazem o uso dos jogos de azar. Até o momento, quem trabalhava de forma ilegal com os jogos de azar não tinham carteira assinada, não pagavam FGTS, viviam sem nenhuma segurança no seu trabalho. Mas, esse senário vai mudar. A partir do momento que os jogos são legalizados, eles irão ocorrer segundo regras e normas, e todos serão beneficiados com isso.

Outro ponto importante é que a legalização dos jogos vai movimentar a economia. A crise vivida no Brasil afetou vários setores, e um deles está relacionado com as casas lotéricas que acabaram tendo uma significativa diminuição nas vendas dos seus bilhetes. A boa notícia é que com a legalização dos jogos esse cenário tende a mudar!

As lotéricas são principais fontes de comércio do país e empregam milhares de pessoas. Podemos dizer que se a saúde desse estabelecimento vai bem, diversos setores são afetados positivamente. A legalização dos jogos de azar irá garantir o trabalho de diversos brasileiros, além de que, como já foi citado, uma parte dos fundos do dinheiro recebido com esses jogos será destinada aos idosos.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

 

Deixe uma resposta