Antes de tudo, fazer Backup é muito importante, pois todos os registros de movimentação financeira da casa lotérica devem ser armazenados e guardados, gerando um conjunto de informações essenciais para atender a regulamentação fiscal e para servir como fonte de orientação para o empresário lotérico tomar as medidas exigidas para melhorar o processo de gestão administrativa.
A interpretação, o registro e a análise dos dados que afetam a situação patrimonial de uma casa lotérica são feitos através da contabilidade, que precisa manter documentados esses registros, com as informações de toda a movimentação financeira da empresa
O sistema AGIL, software de gestão administrativa desenvolvido pela DouraSoft, permite o backup de todas as informações de maneira totalmente segura, garantindo ao lotérico o cumprimento de todas as suas obrigações legais.
Os registro diário das informações permite ao lotérico relatórios atualizados de toda a movimentação, apresentando os relatórios que podem retratar de forma fiel a situação financeira da empresa. Mantendo esses registros armazenados no sistema AGIL, o lotérico terá todo o histórico de sua empresa e poderá acompanhar essa evolução ao longo do tempo.
A organização e armazenamento dos dados oferecem resultados positivos
Todos os documentos da casa lotérica, como notas fiscais, ordens de pagamento, recibos de salários, entre outros, devem ser devidamente lançados no sistema AGIL para oferecer uma fonte de consulta, mantendo todos os registros mais organizados entre as contas em que são lançados.
Quando classificados por tipo e armazenados adequadamente em pastas separadas por períodos de apuração e pela classificação, os registros do sistema AGIL permitem sua rápida localização em caso de necessidade.
A princípio, o sistema AGIL, com todas as contas do plano de contas, possibilita essa organização dentro da casa lotérica, e fornecem todos os relatórios exigidos pela fiscalização e pelo empresário para direcionar melhor seus planejamentos estratégicos, podendo dinamizar as ações de marketing e investir em outras formas de melhoria do atendimento dos clientes.
O sistema AGIL faz o resumo da gestão da casa lotérica de forma totalmente automática, armazenando todos os dados e mantendo em segurança todo o histórico da casa lotérica. A contabilidade é mantida com todos os registros para qualquer eventualidade.
O backup é importante para interpretar os dados de relatórios
O sistema de gestão AGIL mantém todos os registros como num livro diário de contabilidade, onde ficam registrados todos os fatos ocorridos que, de alguma maneira, proporcionaram impactos sobre a situação patrimonial da casa lotérica.
No caso de necessidade de consulta aos registros, o sistema AGIL permite recuperar todas as informações de qualquer período de apuração, seja dia, mês ou ano, sem qualquer omissão, desde que todos os registros sejam feitos de forma correta.
Todas as informações do backup são determinantes para desenvolver soluções na empresa quando há necessidade de resolver problemas eventuais, ou mesmo quando se pretende aprimorar os resultados da empresa diante de questões com as quais o empresário já teve alguma experiência.
Dessa forma
O empresário lotérico deve entender a necessidade de manter sintonia entre a sua gestão e a contabilidade, fazendo uso de um sistema automatizado como o AGIL.
De fácil operacionalidade, o sistema permite que os próprios operadores de caixa façam todos os registros a cada movimentação financeira. Logo após feitos os registros, o sistema salva automaticamente o que foi registrado, garantindo a segurança desses dados.
Sendo assim, ao final do dia, os operadores de caixa fazem o fechamento e, da mesma maneira, todos os registros ficam armazenados como backup para que o lotérico possa fazer a síntese da movimentação da caixa lotérica naquele dia.
Por fim
Os registros se acumulam dia após dia, sempre com o backup automático, para, no final do mês, possibilitar a análise do relatório que irá mostrar a lucratividade da empresa, ou seja, o sistema AGIL é a memória da casa lotérica e do empresário.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422