Antes de tudo, você gostaria de abrir seu próprio negócio? Tem pensado que abrir uma caixa lotérica é um bom investimento para você? Pois bem, você sabe os passos necessários para que isso ocorra? Para abrir uma unidade lotérica é preciso que você consiga uma autorização formal da Caixa Econômica Federal. Isso é feito através de uma licitação, que é baseada nos critérios do edital do próprio banco e regulamentada pelo Regime de Permissão.
Modalidades de Caixa Lotérica
Você sabia que as caixas lotéricas são divididas em três modalidades distintas? Cada uma delas pode prestar diferentes tipos de serviços aos seus clientes.
A primeira modalidade é a casa lotérica. Essa é aberta por uma pessoa jurídica, ou seja, aquela que é inscrita no CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Além disso, esse CNPJ pode ser constituído na forma de LTDA – sociedade limitada – ou de EIRELI – empresa individual de responsabilidade limitada. A casa lotérica pode prestar os serviços de venda de jogos de loteria e de produtos conveniados da Caixa, não podendo atuar como bancário.
A segunda modalidade é a casa lotérica avançada temporária. Ela oferece todos os serviços prestados pela casa lotérica, além de outros serviços delegados pela Caixa. Dessa forma, esse tipo de caixa lotérica é uma extensão da casa lotérica. Porém, ela não é definitiva. Isso significa que ela é criada para atender a um tipo de demanda sazonal, podendo funcionar até no máximo 120 dias.
Por fim, a última modalidade de lotérica é a unidade simplificada de loterias. Essa modalidade é a mais completa e presta diferentes tipos de serviços, incluindo os bancários. Por isso, vale a pena ressaltar que para se abrir uma unidade como essa é necessário seguir muitas normas e regras, como o código de defesa do consumidor, a legislação federal, as normas do Banco Central e a convenção coletiva do trabalho.
Processo licitatório para abertura de caixa
Portanto, agora que conhecemos os diferentes tipos de modalidades de caixas lotéricas, quais os passos você deve seguir para abrir a lotérica desejada?
1- Divulgação do edital: a Caixa Econômica divulga editais para abertura de novas unidades lotéricas analisando as demandas do mercado. Nesses editais, ela informa a modalidade de lotérica, a cidade de implantação, as necessidades e as demandas. É preciso ficar de olho para se candidatar à vaga que melhor atende aos seus critérios.
2- Assinatura do contrato de adesão: a Caixa analisará todos os candidatos que se inscreveram nos editais e selecionará o que melhor atender aos parâmetros desejados. Esse selecionado deve assinar o Contrato de Adesão e pagar a Taxa de Permissão.
3- Início das atividades da unidade lotérica: pronto! Agora com todos os documentos assinadas e com as taxas pagas, você já pode dar início às atividades em sua lotérica. Lembrando que é necessário participar de um treinamento e de seguir todos os critérios de padronização na instalação física e nos equipamentos.
O que é importante pensar para abrir uma caixa lotérica?
Primeiramente, é importante se pensar na localização de sua caixa lotérica. A Caixa já envia o local estimado para o seu negócio (bairro, município ou cidade), mas lembre-se de escolher um local bem localizado. Opte por ruas mais movimentadas e com bastante comércio. Isso melhorará seus negócios, além de que proporcionará uma maior segurança ao seu empreendimento.
Outro fator essencial para se pensar é nos seus colaboradores. Você precisará de caixas/atendentes e de um gerente, caso ache necessário. Escolha pessoas de sua confiança ou faça um processo seletivo para selecionar profissionais qualificados para a função.
Por fim, a estrutura e os equipamentos de sua lotérica devem ser padronizados, seguindo o modelo da própria Caixa. Ela mesma emprestará esses materiais para você utilizar.
Como resultado, invista em divulgação. Faça folhetos, banners e divulgue da internet a abertura de seu caixa. Assim, você conseguirá clientes mais rapidamente, principalmente da vizinhança.