É comum ver diversos empresários renomados dizendo que os tempos de crise são os melhores momentos para poder crescer e prosperar no mercado, porém qual seria o verdadeiro processo de como aumentar as vendas em tempo de crise? Falar isso da boca para fora é fácil, mas garantir o cumprimento dessas palavras está longe de ser algo simples de ser feito.
Em primeira instância é bom alertar que não existe método mágico de como aumentar as vendas em tempo crise, o que você vai precisar fazer é seguir determinados procedimentos para poder tirar proveito dessa oportunidade que o mercado de trabalho está oferecendo.
Funcionários e os tempos de crise
Para começar, vamos dar uma dica importante em relação aos tempos de crise: contenha a euforia dos funcionários. É comum ver empregados se desesperando e não executando seu trabalho como deveriam por estarem desmotivados. Todo empreendedor deve ter em mente que além de manter a empresa funcionando, o papel do administrador é motivar e estimular os funcionários.
Ofereça informações relevantes para eles sobre como anda o mercado e dê visões positivas para que eles fiquem otimistas mesmo em momentos difíceis. Fazer um bom trabalho é crucial em qualquer momento, principalmente em crises. Oriente a sua equipe a não ouvir boatos de terceiros.
8 dicas para aumentar as vendas durante a crise
Em tese você não terá que fazer mudanças radicais, mas lembre-se que isso também pode ocorrer, como no caso de demissões e afins. As nossas dicas visam o comportamento padrão de uma casa lotérica, portanto você não terá preocupações para adaptar os conceitos ao seu meio de trabalho.
Veja as dicas de como aumentar as vendas a seguir:
1. Faça um balanço geral:
Faça o balanço geral da sua empresa. Estude os números, veja quais são os resultados para poder adaptar a logística para as novas metas seguindo os novos parâmetros impostos pela crise econômica;
2. Avalie a situação como um todo:
Além da importância de fazer o balanço geral interno é importante avaliar como o mercado está reagindo a crise. Procure ver como os concorrentes estão trabalhando e aproveite para agarrar novas oportunidades;
3. Procure pensar no cliente:
Quando for tomar uma decisão coloque o cliente em primeiro lugar. O seu empreendimento depende do cliente para existir, portanto o cliente deve ser o foco de mudanças durante a crise;
4. Faça reuniões periódicas e estratégicas:
Faça reuniões periódicas e peça a opinião dos seus funcionários. As reuniões devem ser estratégicas, nem em excesso e nem escassas. Procure entender as necessidades do mercado seguindo a opinião dos seus funcionários para poder enxergar novas oportunidades;
5. Demissões:
Pense bem antes de demitir alguém. Às vezes pode ser necessário para nivelar as contas, mas leve em consideração que manter o funcionário pode ser uma boa maneira para melhorar a qualidade do seu serviço;
6. Não espere para agir:
Não fique parado, as crises não tendem a se dissipar rapidamente, portanto procure analisar a situação de maneira rápida para poder reagir o quanto antes;
7. Seja criativo e inovador:
Criatividade é sempre importante, principalmente em tempos de crise. Pense adiante, inove e se o mercado não lhe prover uma nova oportunidade de aumentar as suas vendas você pode simplesmente criar essa oportunidade;
8. Fidelize os seus clientes:
Não, você não vai oferecer um cartão fidelidade para o cliente. Para fidelizar o cliente em uma unidade lotérica você só precisa oferecer o melhor serviço possível para que ele retorne. Instale o AGIL (Software de gerenciamento lotérico) em seus computadores e otimiza a qualidade dos seus serviços. Essa é a última dica do processo de como aumentar as vendas durante a crise.
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Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422