Como lidar com funcionários de temperamento difícil em sua lotérica?

Como lidar com funcionários de temperamento difícil? Essa é uma pergunta fácil, mas de resposta extremamente difícil…

Na vida vamos nos deparar com diversos tipos de personalidades, isso em qualquer tipo de ambiente, do escolar ao familiar, sempre vai existir aquele indivíduo de personalidade forte que pode vir a atrapalhar o equilíbrio emocional de um grupo.

Esse indivíduo normalmente é visto como uma pessoa rabugenta ou enérgica, mas pessoas muito tímidas ou que demonstram desinteresse no grupo também podem ser difíceis de lidar dependendo da situação. Em nosso convívio particular a melhor opção é se afastar desses indivíduos, afinal de contas, essas pessoas fazem mal para você e para o grupo. Porém, em um ambiente de trabalho o buraco é bem mais embaixo.

No ambiente de trabalho, no caso, na sua unidade lotérica, você não pode simplesmente se afastar ou demitir o indivíduo sem uma justa causa legal. E o pior, se essa pessoa for realmente difícil, sua empresa vai começar a correr o risco de perder dinheiro por causa do seu temperamento. Por isso que é muito importante aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil dentro da sua casa lotérica.

Nesse artigo você vai aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil. Não deixe de conferir as nossas dicas abaixo:

7 dicas de como lidar com funcionários de temperamento difícil

1. Procure ter paciência: 

Ser paciente é o primeiro passo para aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil. Respire fundo, analise a situação e vá com calma antes de fazer qualquer abordagem. Um dia você vai se deparar com um funcionário desse perfil, portanto, esteja preparado para ser paciente;

2. Foque o grupo no trabalho: 

De vez em quando os funcionários difíceis começam a incomodar com coisas não relacionadas ao trabalho, que por consequência atrapalha o trabalho dos demais. Se você conseguir focar os esforços do grupo no trabalho, inclusive os da pessoa complicada, os seus problemas vão diminuir consideravelmente, pois todos estarão ocupados trabalhando;

3. Não entre em discussões acaloradas:

Isso é fundamental para aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil. Não entre em discussões acaloradas, seja lá qual for o perfil de personalidade desse indivíduo. Esse tipo de posicionamento pode acabar priorizando a situação no lugar de melhorá-la;

4. Saiba apaziguar os ânimos:

Você, na posição de gestor, deve ter um posicionamento ímpar na hora de dialogar com o grupo. Sempre que o clima esquentar você deve ser o primeiro a querer apaziguar os ânimos dos seus funcionários. Com um diálogo, coloque as cartas na mesa e resolva o problema na hora;

5. Promova a interatividade saudável entre a equipe:

Antes de qualquer coisa ruim acontecer, procure promover a interatividade saudável entre as pessoas. Permita que os funcionários conversem entre si e façam pequenas reuniões informais. Desse modo você estará introduzindo a pessoa difícil a um ambiente mais agradável, onde sua presença não será prejudicial;

6. Conheça melhor essas pessoas:

Você já parou para pensar que essas pessoas são difíceis de lidar por que você simplesmente não as conhece direito? Uma entrevista não é o suficiente para ter acesso a personalidade completa de um indivíduo, portanto, use o tempo no trabalho para conhecer melhor essas pessoas;

7. Não se torne uma pessoa difícil:

Além de aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil, é necessário manter a atenção para que você não vire uma pessoa de temperamento difícil. Não se deixe ser abalado por esse indivíduo, aceite suas peculiaridades, diminua o estrago e com calma e paciência aprenda a lidar com a situação.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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