Como ter uma equipe mais eficiente? | Blog DouraSoft

Como ter uma equipe mais eficiente?

Como ter uma equipe mais eficiente

A pergunta central que buscamos responder neste artigo é: como melhorar o desempenho da minha equipe? Vamos começar a responde-la praticando um exercício simples: coloque-se no lugar dos membros do time.

O que acontece quando você se esforça para ser o melhor e, depois de suar a camisa para chegar onde você desejava, você descobre que não há nenhuma recompensa por tanto trabalho? Você se sentiria motivado a repetir a mesma atividade com tanto afinco da próxima vez?

Não sabemos o que você respondeu a respeito dos questionamentos acima, mas vamos lhe dar outra informação para lhe ajudar a decidir… E se você descobrisse que os seus colegas de trabalho se esforçam bem menos todos os dias e ganham a mesma coisa que você? Ou pior ainda, eles ganham mais do que você? Isso seria o suficiente para lhe frustrar?

Diante de circunstâncias assim, é comum que as pessoas se sintam frustradas e, em 99% dos casos, o resultado será a perda de eficiência, a queda de rendimento no trabalho. E o que vai acontecer em seguida?

Depois de alguns meses, o indivíduo que tinha potencial para ser o melhor funcionário de todos os tempos em sua lotérica, terminará se transformando em um colaborador medíocre que apenas cumpre as suas funções e não faz nada mais do que isso.

É claro que vamos encontrar diversas exceções a esta regra, ou seja, pessoas que, mesmo sem muita recompensa, continuarão a se esforçar ao longo do tempo. Porém, estes casos fogem à regra. São exceções que somente confirmam os fatos.

Então, diante disso tudo, uma pergunta não quer calar: como melhorar o desempenho da minha equipe?

Como melhorar o desempenho da minha equipe?

Você consegue saber se está indo bem ou mal no seu trabalho se ninguém lhe avisa sobre o seu desempenho? Consegue fazer esta análise se não há como comparar o seu trabalho com os demais colegas? Bem difícil, né? É por isso que a primeira e mais importante premissa para melhorar o desempenho da equipe reside justamente na comunicação. Sim, comunicação.

Sem ela, fica bem difícil se orientar e não é incomum se deparar com casos em que funcionários que tinham desempenho pífio em termos de produtividade se surpreendam ao saber disso. Sem informação clara, objetiva e adequada, fica complicado melhorar. Todo funcionário precisa ter consciência a respeito do seu desempenho.

Por outro lado, quando um colaborador tem um excelente desempenho ao longo do mês, desejamos que aquele mesmo desempenho se repita novamente ao longo de muitos meses, certo? Mas como fazer com que isso aconteça?

Recompensas

Um caminho que costuma gerar excelentes resultados é o uso de recompensas para premiar o melhor, ou os melhores, colaboradores do mês. Recompensar a pessoa que é mais eficiente, deve garantir que ela repita o desempenho novamente, já que aquele comportamento foi devidamente reforçado ou estimulado.

Ainda sobre as recompensas, é preciso ressaltar que elas vão muito além do simples estímulo ao indivíduo que alcançou um bom resultado. O mais usual é que os outros membros do time passem a se esforçar mais para melhorar, pois também querem alcançar o mesmo nível do funcionário que foi recompensado, seja para garantir seus empregos, seja para conquistar as mesmas recompensas.

É preciso fazer um alerta: todo este trabalho deve ser executado com muita cautela, devendo se basear em números reais que reflitam o desempenho de cada colaborador. Sem esse cuidado e se baseando somente na experiência ou intuição, corremos o risco de cometer sérias injustiças, o que vai deixar as pessoas ainda mais frustradas.

Para evitar que isso aconteça e para ter todas as informações que precisa para melhorar o desempenho da equipe, conte com o auxílio do Sistema AGIL. Com ele, você fica sabendo quem é o seu melhor colaborador, quem merece ser recompensado, e quem precisa melhorar.

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta